Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Encontro de Auxiliares e Técnicos de Enfermagem destaca protagonismo da maior força de trabalho da categoria

Representando mais de 64% da força de trabalho da Enfermagem no DF, categoria participou de programação voltada a liderança e mercado de trabalho

29.04.2026

Encontro aconteceu nesta terça-feira (28/4)

São eles que mantêm o cuidado em movimento nas unidades de saúde, garantem a continuidade da assistência e sustentam boa parte da rotina hospitalar e ambulatorial. Técnicos e auxiliares de Enfermagem vêm ocupando novos espaços ao longo dos anos, assumindo funções estratégicas e de liderança. No Distrito Federal, essa presença é majoritária. Juntos, técnicos e auxiliares somam 45.995 profissionais, o equivalente a 64,9% das inscrições ativas no DF..

Com esse peso na estrutura da saúde, o Encontro de Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF) reuniu os profissionais nesta terça-feira (28/4), na sede do Cofen.

Conselheiros do Coren-DF marcaram presença

O encontro apresentou uma programação diversificada, conectada aos desafios enfrentados no cotidiano profissional e às novas possibilidades de atuação. A mesa de abertura contou com a presença da tesoureira do Coren-DF Valda Fumeiro, do presidente Elissandro Noronha, do assessor institucional do Cofen, Gilney Guerra; da diretora do Sindate, Josy Jacob; e do deputado Jorge Vianna, que destacaram a relevância da categoria no funcionamento da rede de saúde, nos espaços de liderança e na qualidade da assistência.

Entre os temas debatidos ao longo da programação estiveram Medicação e suas implicações éticas, com o professor Chico; Urgência e Emergência na prática do Técnico de Enfermagem, com Kennedy Lima; e Da Formação ao Plantão: O Caminho do Técnico de Enfermagem para o Primeiro Emprego, conduzido por Tila Viana.

Também houve espaço para discussões sobre carreira e desenvolvimento pessoal, com a roda de conversa Muito Além do Plantão: Técnicos de Enfermagem na Liderança e Gestão Financeira, com Maria Aparecida Alves, Valda Fumeiro e Adriano Araújo.

Questões relacionadas ao ambiente de trabalho e ao bem-estar emocional também integraram a agenda, com as palestras Assédio Moral e Sexual no Ambiente de Trabalho, ministrada por André Medeiros, e Quem Sustenta o Cuidado Precisa Ser Cuidado, apresentada por Adriana Fiomicini.

Fonte: Ascom/Coren-DF

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal

Quadra 304 norte, Bloco E, Lote 09 - Asa Norte, Brasília - DF, CEP: 70736-550

(61) 2102-3754 (WhatsApp)

atendimento@coren-df.gov.br


Horário de atendimento ao público

7h às 17h (Distribuição de senhas até às 16 horas)