Inserções de DIU no DF aumentam mais de 100% com atuação da Enfermagem

Inserções mais que dobraram em três anos após autorização para que enfermeiros realizem o procedimento. Coren-DF investe na capacitação de profissionais e multiplicadores para fortalecer a saúde reprodutiva.

22.09.2025

O acesso ao dispositivo intrauterino (DIU) no Distrito Federal registrou um crescimento histórico desde que os enfermeiros passaram a ter autonomia para realizar a inserção. De 2021 a 2024, o número de inserções saltou de 2.916 para 8.221, mais que dobrando em apenas três anos. O avanço foi impulsionado pela publicação da Portaria nº 422, de outubro de 2023, que ampliou a atuação da Enfermagem nesse campo antes restrito aos médicos.

Levantamento da Secretaria de Saúde do DF (SES-DF) mostra que, apenas entre janeiro e agosto de 2025, foram 5.454 inserções de DIU, um aumento de 112,3% em relação ao mesmo período de 2022. Atualmente, o método contraceptivo está disponível em 135 unidades básicas de saúde (UBSs), com destaque para as regiões de Ceilândia, Planaltina e Guará. Desde 2021, já são mais de 22 mil inserções registradas.

Desde 2024, o Coren-DF promove o Curso de Dispositivo Intrauterino (DIU), em parceria com a SES-DF, voltado para enfermeiros da atenção primária. A iniciativa prepara os profissionais para a inserção do DIU e ainda forma multiplicadores, ampliando a rede de capacitação em saúde reprodutiva. Até agora, 57 enfermeiros multiplicadores já foram capacitados, resultando em 570 inserções de DIU realizadas por esses profissionais.

Além disso, o Coren-DF também investiu na formação para inserção do Implanon, método contraceptivo subdérmico de longa duração. Foram capacitados 27 enfermeiros multiplicadores, que já realizaram 10 inserções de Implanon na rede pública. Essa expansão de técnicas disponíveis reforça a autonomia da Enfermagem e a ampliação das opções oferecidas às mulheres do DF.

Neste ano, o Coren-DF também recebeu treinamento em Ultrassonografia à Beira-leito para avaliação pós-inserção do dispositivo, promovido pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). O presidente do Coren-DF, Elissandro Noronha, destacou a relevância da medida. “Estamos democratizando o acesso ao planejamento reprodutivo, garantindo que mais pessoas possam exercer o direito de escolher quando e como querem ser mães ou pais. O Coren-DF tem trabalhado para capacitar enfermeiros e formar multiplicadores, porque sabemos que cada profissional habilitado representa mais saúde e mais dignidade para a população.”

Fonte: Ascom/Coren-DF