Deputado distrital vai apresentar projeto de lei pelo descanso digno

Lei garantirá condições adequadas para repouso da enfermagem

19.05.2016

Em reunião com o deputado distrital Chico Vigilante (PT) na última quinta-feira, 12 de maio, o tesoureiro do Coren-DF, Adriano Araújo, e a técnica em enfermagem Stella Krause apresentaram minuta de projeto de lei que obriga instituições de saúde públicas e privadas do Distrito Federal a oferecer locais adequados para o descanso dos profissionais de enfermagem. O texto se baseia na lei estadual 6.296/2012, do Rio de Janeiro, e no Projeto de Lei 1.240/2015 de São Paulo. Na esfera federal, também há proposta semelhante em tramitação.

adrianovigilante_foto
Os técnicos de enfermagem Adriano Araújo e Stella Krause se reúnem com o deputado distrital Chico Vigilante (PT) em busca de apoio ao PL local do descanso digno (Foto: Ascom Chico Vigilante)

“Represento várias entidades, mas hoje estou aqui pleiteando um direito como profissional de enfermagem”, declarou Adriano Araújo, enfermeiro e técnico de enfermagem, durante a reunião com o distrital. Além de atuar como conselheiro do Coren-DF e compor a diretoria, Araújo é membro da Comissão Nacional de Auxiliares e Técnicos de Enfermagem (Conatenf/Cofen) e vice-presidente da Associação Nacional de Auxiliares e Técnicos de Enfermagem (Anaten).

O conselheiro regional apresentou ao deputado Chico Vigilante a pesquisa Perfil da Enfermagem, realizada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em parceria com o Conselho Federal de Enfermagem. O estudo observou vários aspectos do profissional de enfermagem, como perfil socioeconômico, condições de trabalho, formação profissional e acesso à qualificação técnico-científica. No Distrito Federal, a análise revelou que menos da metade dos hospitais da rede privada (44,3%) e cerca de 54% das unidades da rede pública possui infraestrutura de descanso adequada. No segmento filantrópico, esse índice não chega a 40%.

“Quando temos um tratamento digno, com um horário e local de descanso adequado, isso reflete diretamente na qualidade do atendimento aos pacientes”, afirmou o Adriano Araújo. Chico Vigilante se comprometeu a apresentar a proposta na Câmara Legislativa. Ele defendeu que os profissionais de enfermagem tenham o mesmo tratamento dado aos médicos, um espaço com cama ou beliche para os profissionais repousarem no horário de descanso.

 

Com informações da assessoria de imprensa do deputado Chico Vigilante.