inscrições abertas para a 1ª Conferência Distrital de Ética em Enfermagem

Encontro marca etapa histórica do processo democrático de atualização do Código de Ética da Enfermagem, aberto à participação de toda a categoria

25.09.2025

Nos dias 8 e 9 de outubro de 2025, será realizada a 1ª Conferência Distrital de Ética em Enfermagem (CODEENF), um marco no processo de atualização do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem (CEPE). As inscrições já podem ser feitas no Coren Plus, o local do evento será divulgado em breve.

O objetivo da conferência é estabelecer um processo amplo, participativo e democrático para a revisão do Código de Ética, instrumento fundamental para nortear a prática da Enfermagem no Brasil. Todos os profissionais da categoria poderão participar, enviando contribuições e opiniões em diferentes instâncias do processo.

A última atualização do CEPE ocorreu há sete anos. Desde então, mudanças no cenário científico, econômico e político impactaram no exercício da Enfermagem, reforçando a necessidade de revisão do documento.

Ao todo, 311 delegados eleitos terão direito a voto na conferência nacional. No Distrito Federal serão 7 delegados. A Comissão Nacional de Atualização do CEPE, presidida pelo presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), será responsável pela coordenação-geral dos trabalhos.

Etapas do processo de atualização do CEPE

O processo é nacional e está estruturado em várias fases:

  1. Conferências Estaduais e Distrital: de 1º de junho a 15 de outubro de 2025;
  2. Oficinas de Trabalho Regionais: de 16 de outubro a 16 de dezembro de 2025;
  3. Produção do 2º documento orientador, a partir dos relatórios regionais: de 10 a 31 de janeiro de 2026;
  4. II Conferência Nacional de Ética em Enfermagem (CONEENF): até 31 de março de 2026, em data a ser definida pelo Cofen.
  5. Além da categoria, toda a sociedade brasileira poderá participar desse processo histórico. O evento reunirá delegadas e delegados eleitos, que terão voz e voto, representando profissionais de Enfermagem de todo o país e diferentes segmentos sociais. Também participarão convidados, como representantes estudantis e do Conselho Nacional de Saúde.

Aprovação final

A versão final do novo Código de Ética será sistematizada pela Comissão Nacional e encaminhada ao plenário do Cofen, que terá a responsabilidade de apreciar, julgar e aprovar o documento.

As propostas só seguirão para deliberação final se obtiverem mais de 50% de votos favoráveis em mais de 50% dos grupos de trabalho. Ao término, será emitido certificado de participação para os inscritos que cumprirem os critérios estabelecidos pela organização da II CONEENF.

Mais informações podem ser consultadas no Regimento da II CONEENF.

Fonte: Ascom/Coren-DF