Coren-DF brilha no 27º CBCENF com estande e espaço interativo

Maior evento de saúde da América Latina reuniu milhares de profissionais em Salvador, e a participação do Coren-DF se destacou pelo engajamento do público

12.09.2025

O Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF) marcou presença de forma vibrante no 27º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF), realizado em Salvador. O estande do Coren-DF foi ponto de encontro constante durante todos os dias do congresso, sempre lotado de congressistas que participaram com entusiasmo das dinâmicas.

Com atividades interativas como quiz, torta na cara e testes de conhecimento sobre Enfermagem e o Sistema Cofen/Conselhos Regionais, o espaço proporcionou momentos de descontração e aprendizado. Além disso, o Coren-DF levou um segundo ambiente ao CBCENF, ampliando as possibilidades de experiência para os participantes, com totens de fotografia, simulação de primeiros socorros em casos de parada cardiorrespiratória (PCR), demonstração de otoscopia e sessões de ginástica laboral. O Conselho também foi representado pelos conselheiros e demais membros da delegação do Distrito Federal, que trouxeram palestras, conduziram sessões científicas e apresentaram trabalhos, trazendo a contibuição do Distrito Federal para a produção de conhecimento na Enfermagem.

O estande do Coren-df também teve uma forte dimensão cultural e simbólica. Os espaços trouxeram como proposta destacar a relação histórica entre o carnaval da Bahia e o carnaval de Brasília, ressaltando como essa herança trazida pelos candangos baianos ajudou a formar uma identidade própria na capital do país. A homenagem ao carnaval baiano evidenciou a força da folia como expressão de cultura e palco de resistência e luta por direitos. Entre eles, os direitos da Enfermagem. Brasília, que herdou dos baianos a paixão pela festa, transformou o carnaval em manifestação política, com blocos como o Pacotão, símbolo da irreverência e da crítica social, e episódios marcantes como o primeiro carnaval de rua após a ditadura. Elementos imagéticos ligados à memória afetiva da capital, como o Teatro Nacional também estiveram presentes no projeto, reforçando a identidade visual da iniciativa. Com slogans como “Brasília tem samba, tem luta, tem voz!”, “Carnaval em Brasília é manifestação política!” e “Enfermagem faz acontecer”.

Para o presidente do Coren-DF, Elissandro Noronha, a presença do Distrito Federal no congresso foi uma oportunidade única de compartilhar experiências com profissionais de todo o país. “Nosso estande reuniu milhares de pessoas, mostrou a criatividade da Enfermagem brasiliense ”, destacou.

Prêmio Anna Nery

O 27º CBCENF também foi palco da entrega do Prêmio Anna Nery, a mais alta honraria concedida à Enfermagem no Brasil. A cerimônia, realizada na última terça-feira (9/9), homenageou 34 profissionais de destaque, indicados pelos Conselhos Regionais de Enfermagem e pelo plenário do Cofen. O indicado do Coren-DF foi o enfermeiro Rinaldo de Souza Neves, reconhecido pela trajetória dedicada ao ensino e à pesquisa. Referência em Processo de Enfermagem, lesão por pressão e Sistematização da Assistência, Rinaldo é graduado em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade de Brasília (1992), mestre (2003) e doutor (2010) em Ciências da Saúde pela mesma instituição.

O 27º CBCENF mostrou, mais uma vez, a grandiosidade da maior profissão da saúde no mundo. Ao todo, mais de 45 mil profissionais e estudantes participaram presencialmente e online. O evento registrou ainda a maior presença da história dos CBCENFs de profissionais de nível médio, com 1.446 técnicos de Enfermagem credenciados presencialmente e 4.775 conectados online, além de 275 auxiliares de Enfermagem presentes e 3.196 acompanhando de forma remota.

Fonte: Acom/Coren-DF

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal

Quadra 304 norte, Bloco E, Lote 09 - Asa Norte, Brasília - DF, CEP: 70736-550

(61) 2102-3754 (WhatsApp)

atendimento@coren-df.gov.br


Horário de atendimento ao público

7h às 17h (Distribuição de senhas até às 16 horas)