Coren-ES apresenta experiências com Práticas Integrativas em congresso regional no DF

Evento contou com palestras, práticas corporais e vivências coletivas

22.08.2025

O Conselho Regional de Enfermagem do Espírito Santo (Coren-ES), representado pela conselheira Marta Priscila, marcou presença no 3º Congresso de Práticas Integrativas, realizado pelo Coren-DF, em Brasília, no último sábado, 16 de agosto. Durante a programação, que contou com a participação de mais de 200 pessoas, a conselheira, que também coordena a Comissão de Práticas Integrativas no Espírito Santo, compartilhou experiências e apresentou as atividades desenvolvidas no território capixaba.

Na ocasião, foi divulgado o projeto “Cuidar de quem cuida através das PICS”, que oferece atendimentos durante seminários, fóruns e congressos promovidos pelo Coren-ES à Enfermagem capixaba. A iniciativa já atendeu mais de 500 profissionais de Enfermagem e estudantes do estado.

“Foi muito gratificante participar de um evento com temática tão relevante e de grande impacto para a saúde da população. Nosso objetivo é oferecer acolhimento, escuta sensível e cuidado aos profissionais de Enfermagem, estudantes e colaboradores, por meio das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS). Sabemos o quanto o autocuidado muitas vezes é deixado de lado na rotina intensa dos profissionais de Enfermagem e, por isso, buscamos estar próximos”, destacou Marta Priscila.

Para o presidente do Coren-ES, Wilton José Patrício, a participação no congresso contribui para o fortalecimento da Enfermagem e para o desenvolvimento da especialidade no estado. “Ter representantes da Enfermagem capixaba ocupando esses espaços demonstra o crescimento da categoria e o reconhecimento em todo o país. As práticas integrativas, assim como outras especialidades, têm se expandido cada vez mais, trazendo novas oportunidades aos profissionais de Enfermagem”, afirmou.

Sobre o Congresso

O evento contou com palestras, práticas corporais e vivências coletivas. A programação também incluiu um talk show sobre “Enfermagem Integrativa como Caminho para o Empreendedorismo”, além de atividades práticas como Qi Gong e automassagem.

Práticas Integrativas no ES

Regulamentadas pela Resolução Cofen nº 739/2024 e em conformidade com a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PNPIC), as PICS representam uma forma de cuidado ampla e humanizada, voltada para a prevenção de doenças e a promoção do bem-estar, unindo ciência, tradição e acolhimento.

Fonte: Ascom Coren/ES