Universidade de Brasília adota disciplina de estética no curso de Enfermagem


04.04.2023

A matéria entrou para grade curricular como disciplina optativa

Em fevereiro, enfermeiras estetas se reuniram no Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF) para uma cerimônia de posse da Câmara Técnica de Estética (CTE), que foi criada em 2022. Desde então, essas profissionais vêm desenvolvendo ações acadêmicas, práticas e políticas para dar mais visibilidade à área da estética e do empreendedorismo, como uma forma de ampliar os horizontes no meio trabalhista e incentivando o meio acadêmico.

Até o ano de 2020, o enfermeiro não tinha respaldo legal para atuar como esteta, sendo vigente somente após a resolução do COFEN 626/2020, que assegura a atuação do profissional de enfermagem nessa área. Depois de toda essa luta e caminhada para o reconhecimento, os membros da CTE se empenharam para adentrar no eixo acadêmico, para que, desde a graduação, o aluno fique ciente de todas as opções que tem dentro do meio profissional. 

Dessa forma, o Coren-DF propôs ao Centro Acadêmico da UnB a inserção dessa disciplina na grade curricular do curso de Enfermagem, ela foi aceita como uma disciplina optativa, que será ministrada pela CTE. A matéria foi inaugurada nesta última segunda-feira (3), na qual foi apresentado o plano de ensino. A presidente da CTE e conselheira do Coren-DF, Dra. Viviane Franzoi, ressalta que essa parceria da UnB com o Coren-DF representa o ápice para o incentivo à autonomia profissional, “a conscientização de novas possibilidades de atuação desde a graduação amplia horizontes e proporciona avanços com respaldo, com ciência e com propriedade.”

“Acredito que esse passo acadêmico seja um importante instrumento jurídico para todas as enfermeiras estetas que atuam na prática, bem como um grande ganho para a Universidade de Brasília e seus alunos. Esperamos ainda que essa iniciação frutifique em produções científicas na Enfermagem Estética importando em crescimento e valorização da área”, relatou a Dra. Polyanne Aparecida.

As enfermeiras estetas que compõem a CTE entraram em clima de comemoração, e a  Dra. Izabel Lima frisa que esse ramo da estética é um mundo de possibilidades, e que estão todas ansiosas para compartilhar isso com todos os futuros enfermeiros.

“Um momento histórico, um marco para a enfermagem estética no Brasil. Estou muito feliz e emocionada por fazer parte disso. Com apoio e respaldo do COFEN e dos conselhos regionais, sobretudo com a coragem, persistência e resiliência dos profissionais, esse dia de hoje foi possível”, continuou a Dra. Camila Machado.

A Dra. Lourrana Veríssimo diz que os alunos não sairão especialistas, mas vão ter uma compreensão melhor sobre o todo. “A utilização de procedimentos estéticos podem ser implementados como uma estratégia terapêutica para promover uma sensação de bem-estar, ajuda no autoconhecimento e contribui para a elevação da autoestima dos nossos pacientes”.

“Vejo um futuro se abrindo para a enfermagem estética. Com o aceite da matéria na grade da UNB, uma das universidades mais emblemáticas, só reforça que todo o esforço despendido está mudando os rumos para sempre da enfermagem. Este é só o começo!”, concluiu a Dra. Fernanda Silva.

Para Thatianny Paranaguá, docente da UnB, a enfermagem é uma profissão que está em ascensão na prática do empreendedorismo e a enfermagem estética é uma área que tem mostrado uma perspectiva promissora. “A parceria entre o Departamento de Enfermagem/UnB e o COREN-DF, junto a sua Câmara Técnica de Estética, vai possibilitar apresentar mais um universo de possibilidades ao aluno, contribuindo com a expansão, fortalecimento e autonomia da categoria. Muito feliz com esse marco que pode ser considerado histórico”.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal

Quadra 304 norte, Bloco E, Lote 09 - Asa Norte, Brasília - DF, CEP: 70736-550

(61) 2102-3754 (WhatsApp)

atendimento@coren-df.gov.br


Horário de atendimento ao público

7h às 17h (Distribuição de senhas até às 16 horas)