Pesquisadora quer falar com profissionais da Enfermagem sobre o atendimento de estrangeiros na atenção primária

Foto: Breno Esaki/Agência Saúde

A pesquisadora Nayara Belle, doutoranda em geografia pela Universidade de Brasília (UnB), convida profissionais da Enfermagem a participar de uma pesquisa sobre o acesso e o atendimento de estrangeiros aos serviços de saúde da atenção primária da rede pública do Distrito Federal.

Os profissionais interessados em colaborar podem entrar em contato diretamente com a pesquisadora, via WhatsApp (61) 9 8275-6262 ou pelo e-mail [email protected]. As entrevistas são por videoconferência, têm duração de 30 minutos e abordam a experiência dos servidores da saúde.

“Garantimos o sigilo aos participantes, mediante a omissão total de informações que permitam qualquer identificação. Como devolutiva da tese, construiremos um documento com recomendações para políticas públicas, visando melhorar as condições para atuação dos profissionais de saúde e o acesso dos migrantes e refugiados aos serviços de saúde”, revela a pesquisadora.

Ainda será elaborado um guia voltado para os estrangeiros com informações sobre direito à saúde no Brasil, como funciona a atenção primária, onde buscar atendimento e outras informações úteis para o exercício da cidadania.

A pesquisa segue as resoluções do Conselho Nacional de Saúde (CNS 466/2012 e CNS 510/2016) e obteve aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais da Universidade de Brasília (CHS/UnB) CAAE nº 92870018.6.0000.5540, do Comitê de Ética da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (CEP-Fepecs) CAAE nº 92870018.6.3001.5553 e do Comitê de Ética da Faculty of Health, Medicine and Life Sciences da Universidade de Maastricht, Países Baixos, aprovação nº FHML-REC/2019/028.