O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), fundação ligada ao Ministério da Educação, firmaram convênio para a criação do maior programa de mestrado profissional do Brasil. Serão financiadas 100 vagas gratuitas anuais em diversas universidades, ao longo de cinco anos, totalizando 500 vagas. Pelo acordo, o Cofen destinará R$ 3,5 milhões para o desenvolvimento de pesquisas científicas e tecnológicas com foco na sistematização da assistência de enfermagem (SAE).
“Este convênio inaugura uma nova etapa de relacionamento da Capes com os órgãos de fiscalização profissional”, afirmou o presidente da Capes, Abílio Neves, destacando a importância da parceria para o fortalecimento dos programas de mestrado profissional no Brasil. “Este apoio acontece tanto por meio do financiamento quanto pela participação na concepção e avaliação dos cursos”, complementou.
Com o mestrado, o Cofen almeja reduzir o descompasso entre a mão-de-obra qualificada existente e as necessidades da saúde coletiva, fortalecendo o Sistema Único de Saúde (SUS). O programa é voltado a enfermeiros com vínculo empregatício em estabelecimentos assistenciais de saúde da rede pública municipal, estadual e federal e em instituições privadas e filantrópicas que prestem serviços ao SUS.
“Acreditamos que a boa formação é essencial para a qualidade da assistência e valorização da enfermagem. Tornar possível o maior programa de mestrado profissional do Brasil é um orgulho de nossa gestão e retorno da contribuição dada pelo profissional ao Sistema Cofen/Conselhos Regionais”, ressaltou o presidente do conselho federal, Manoel Neri. Para o dirigente, o convênio entre Cofen e Capes contribui para o desenvolvimento e fortalecimento da profissão e para melhoria da qualidade da assistência de enfermagem prestada à população brasileira, contribuindo também com o SUS.
Inscrições abertas
O edital de seleção de instituições de nível superior foi publicado na última segunda-feira, 05 de dezembro, e está disponível no site da Capes. Podem se inscrever organizações públicas e privadas com conceito da Capes igual ou superior a três. Cada curso de mestrado profissional pode receber até R$ 250 mil para formar 10 alunos em 24 meses. As propostas devem ser enviadas exclusivamente pelo site da Capes até 19 de janeiro de 2017.
Comments are closed.