O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) definiu, na última quinta-feira (26/1), que as eleições para compor o plenário dos conselhos regionais para o triênio 2018-2020 será realizada em 1º de outubro de 2017 (domingo). O processo eleitoral será guiado pela Resolução Cofen 523/2016, que atualizou o código eleitoral dos conselhos e trouxe novidades como a exclusividade do cargo de tesoureiro para técnicos e auxiliares de enfermagem.
“A eleição será cercada por toda a segurança, trazendo tranquilidade aos profissionais. Pela primeira vez, a votação será realizada pela internet em 100% dos regionais”, afirmou o conselheiro federal Antônio Coutinho, coordenador do grupo de trabalho de acompanhamento eleitoral. A equipe, responsável por orientar e dirimir dúvidas sobre as eleições, é composta também pelas conselheiras federais Orlene Veloso e Eloíza Correia e por assessores especializados.
As eleições para os conselhos regionais foram realizadas pela internet pela primeira vez em 2014, em 19 estados e no Distrito Federal. O sistema, que conta com auditoria externa, aumenta a transparência, a segurança e a agilidade da votação.