Câmara dos Deputados homenageia enfermagem

A Câmara dos Deputados realizou nesta segunda-feira, 11 de maio, sessão solene em comemoração à Semana da Enfermagem, que acontece entre 12 e 20 de maio por todo o País. A homenagem, requerida pela enfermeira e deputada Carmem Zanotto (PPS-SC) e pelo deputado Wilson Filho (PTB-PB), também presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Enfermagem.

Wilson Filho presidiu a sessão solene diante de profissionais de enfermagem, estudantes e representantes de entidades da saúde. “A Saúde está na UTI, e são vocês que não a deixam morrer”, afirmou o parlamentar, que criticou ainda a demora na votação do Projeto de Lei 2.295/2000, que fixa a jornada de 30 horas semanais para a enfermagem. Vários deputados têm pedido a inclusão do projeto na Ordem do Dia do Plenário, mas ainda não houve acordo para a votação.

O deputado Mauro Pereira (PMDB-RS) subiu à tribuna para elogiar o trabalho dos profissionais de enfermagem e relatar as dificuldades do serviço, como jornadas exaustivas e baixos salários. A conselheira federal Maria do Rozário de Fátima Sampaio apresentou dados da pesquisa Perfil da Enfermagem, realizada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) a pedido do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), e cobrou a votação dos projetos de lei sobre as 30 horas semanais e o piso salarial da enfermagem.

Também participaram da sessão solene o tesoureiro e conselheiro do Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF), Adriano Araújo; a deputada federal Érika Kokay (PT-DF); o coordenador do Fórum 30 Horas Já, Valdirlei Castagna; a vice-presidente da Associação Brasileira de Enfermagem (Aben), Lucília Jardim; e a vice-presidente da Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE), Shirley Morales.

O conselheiro do Coren-DF, Adriano Araújo, e a enfermeira Maria Arindelita Neves de Arruda
participaram da sessão solene dedicada à enfermagem brasileira