Mais de 200 profissionais participam de curso de acolhimento

Duzentos e trinta profissionais de enfermagem participaram do curso de acolhimento e capacitação oferecido gratuitamente aos novos inscritos no Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF). Humanização, legislação de enfermagem, noções de fiscalização e ética em enfermagem foram alguns dos assuntos abordados nas aulas.

O presidente do Coren-DF, Gilney Guerra, apresentou o posicionamento do conselho acerca de questões salariais e da aprovação do projeto de lei das 30 horas semanais para a enfermagem (PL 2.295/2000). Adriano Araújo, tesoureiro e conselheiro regional, destacou a importância da mobilização da categoria nas manifestações que cobram ampliação de direitos. “Precisamos da presença em peso da enfermagem para exigir e pressionar os parlamentares”, completou.

Gilney Guerra também explicou as últimas ações do conselho referentes à fiscalização do exercício profissional, como a interdição de um posto de saúde da família no Riacho Fundo II, no fim de janeiro. Essa ação fiscalizatória teve início com a denúncia de um profissional de enfermagem. “A denúncia não pode ser anônima, mas o Coren-DF preserva a identidade do denunciante”, esclareceu o presidente.

O curso de acolhimento e capacitação foi criado para contribuir com a qualificação do profissional, apresentando elementos importantes do código de ética dos profissionais e da regulamentação da área. O conhecimento adquirido no curso beneficia não só a equipe de enfermagem como também o paciente, que recebe assistência com mais qualidade. Nos últimos três anos, cerca de 8 mil profissionais participaram das aulas. Nesse período, houve redução expressiva do número de processos éticos abertos no Coren-DF.