Coren-DF e Sindate discutem deficit de profissionais

Conselheiros e enfermeiras fiscais do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-DF) e diretores do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem (Sindate) discutiram como viabilizar ações de enfrentamento ao deficit de profissionais de enfermagem nas unidades de saúde públicas e privadas do Distrito Federal, em reunião na manhã desta segunda-feira, 12 de janeiro.

“Começamos 2015 fortalecendo a parceria com entidades representativas da enfermagem para buscar a resolutividade de uma das questões mais delicadas da categoria”, destacou o conselheiro e tesoureiro do Coren-DF, Adriano Araújo. Para a gerente de fiscalização do Coren-DF, Daniela Bonacasata, a cooperação entre as entidades ajudará a se alcançar a adequação do quantitativo de profissionais de enfermagem, conforme o dimensionamento de pessoal.

A enfermeira fiscal Lorenna Melo apontou que já se esgotaram as possibilidades no âmbito do processo administrativo de fiscalização. “As solicitações e notificações possíveis já foram feitas”, relatou. Em alguns casos, não houve retorno das instituições e dos responsáveis técnicos. Com isso, outras ações foram debatidas para dar continuidade à resolução da demanda.

Na reunião, ficou decidido ainda que a equipe de fiscalização do Coren-DF realizará uma oficina sobre cálculo de dimensionamento para representantes dos sindicatos da enfermagem, com o intuito de gerar multiplicadores desse conhecimento. O conselheiro Francisco Ferreira Filho, coordenador do projeto Conselheiros Fiscais, acrescentou que as visitas noturnas continuarão acontecendo em 2015.

Também participaram da reunião o presidente do Coren-DF, Gilney Guerra, o procurador-geral do conselho, Jonathan Rodrigues, e os diretores do Sindate Josiane Jacob e Moisés Miranda.