Enfermeiros e técnicos de enfermagem que atuam no Centro Obstétrico e no Centro Cirúrgico do Hospital Regional de Samambaia (HRSam) participaram, na última segunda-feira, 10 de novembro, de treinamento voltado para o Protocolo de Transfusão de Hemocomponentes. A capacitação visa a estabelecer uma padronização nos atendimentos de transfusão sanguínea nesses setores, para reduzir os riscos de exposição do paciente durante o procedimento.
“Com essa nova rotina no centro obstétrico e centro cirúrgico, a exposição do paciente a infecções será minimizada, e o atendimento à hemotransfusão ocorrerá de forma mais rápida, uma vez que o técnico em hemoterapia não necessitará mais adentrar nesses setores, que são unidades restritas e necessitam de paramentação dos profissionais”, explica a biomédica e supervisora técnica da Agência Transfusional do HRSam, Amanda Itaiciara Esteves Pereira Soares.
A partir do treinamento, as equipes médicas e de enfermagem dessas unidades passarão a realizar a instalação do hemocomponente e o monitoramento do paciente durante e após o ato cirúrgico ou parto. O treinamento é promovido pela Agência Transfusional do HRSam, com o apoio da Gerência de Enfermagem e do Núcleo de Educação Permanente em Saúde.
Fonte: Secretaria de Saúde do Distrito Federal