Parabéns aos técnicos e auxiliares de enfermagem!

O Dia do Técnico e do Auxiliar de Enfermagem é comemorado em memória à morte da primeira enfermeira voluntária do Brasil, Anna Justina Ferreira Nery (1814-1880). Em 1864, durante a Guerra do Paraguai, Anna Nery não quis se separar dos filhos, convocados para a batalha, e se alistou voluntariamente para cuidar dos soldados e prestar serviço nos hospitais militares.

A primeira escola de enfermagem do Brasil, oficializada em 1923, leva o nome de Anna Nery. Ela é considerada pelo Exército como a “mãe dos brasileiros”. Em 2009, teve o nome inscrito no livro dos Heróis da Pátria, depositado no Panteão da Liberdade e da Democracia, em Brasília.

O Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF) parabeniza os técnicos e auxiliares de enfermagem pelo seu dia.