Foi inaugurada, na noite desta quarta-feira, a nova sede do Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF), localizada no Setor de Rádio e TV Sul, Edifício Palácio da Imprensa, 5º e 6º andar. “Agora nós temos dignidade para que o conselho possa exercer seu papel junto à comunidade de enfermagem do DF”, discursou o presidente do Coren-DF, Wellington Antônio da Silva.
Ele lembrou que, no início da gestão, em 2012, o conselho não tinha estrutura administrativa e os funcionários não tinham plano de cargos e salários. “Como pedir aumento de salário para o profissional de enfermagem se o funcionário da casa não era valorizado?”. Nos últimos dois anos, vários projetos foram lançados, como o Motoren e Conselheiro 24 Horas, todos com o objetivo de facilitar o acesso ao conselho para a enfermagem.
Wellington Antônio agradeceu ao presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Osvaldo Albuquerque, e aos conselheiros federais o apoio na reforma da nova sede. O Cofen contribuiu com 70% da verba para as obras. Ao descerrar a placa de inauguração, o presidente do Coren-DF cumprimentou também o engenheiro do Cofen Gabriel Ferreira de Oliveira e o chefe do Núcleo de Serviços Externos do Coren-DF, Fernando Pereira Araújo, executores do contrato da reforma. Os conselheiros federais foram contemplados com uma placa de agradecimento ao lado da de inauguração.
Osvaldo Albuquerque parabenizou o trabalho do plenário do Coren-DF e dos funcionários do conselho. “Uma casa que acolhe bem, que fornece estrutura adequada, é uma casa que vai servir de forma satisfatória a quem precisa de seus serviços”, ponderou o presidente do Cofen.
Nova casa da enfermagem do DF
“A nossa preocupação é que a enfermagem seja valorizada”, destacou, ao falar do juramento de Florence Nightingale estampado logo na entrada do conselho, como forma de prestigiar a enfermagem. Wellington Antônio enfatizou a realização de cursos de acolhimento e qualificação, com uma semana de aulas para os novos inscritos. “Não acredito que conselho eficiente é o que julga uma quantidade imensa de processos éticos. Conselho eficiente é aquele que não tem processos a serem julgados, porque está investindo na valorização e no profissional de enfermagem”, resumiu.
Para o tesoureiro do Coren-DF, Paulo Roberto Bezerra, a nova sede é a “casa da enfermagem brasiliense”. O conselheiro agradeceu funcionários, terceirizados e estagiários. “Sem eles, nós não estaríamos aqui comemorando hoje. Sem a diretoria, sem o apoio dessas pessoas, nós não iríamos fazer nada”, completou. O secretário e vice-presidente do conselho, Eduardo Mamede, salientou que “a sede é de toda a enfermagem de Brasília. A casa está aberta, nós temos prazer de receber o profissional com qualidade e respeito”.
Melhorias
Adquirido em 2010, o espaço passou por reformas no segundo semestre de 2013, para adequação da estrutura e das instalações. Também no fim do ano passado, foram comprados 70 computadores novos para modernizar o parque tecnológico do conselho, dando mais agilidade ao atendimento, e dez scanners para digitalização dos prontuários dos enfermeiros e técnicos e auxiliares de enfermagem.
O SGA Livre, sistema que ajuda a gerenciar fluxos de atendimento, foi uma inovação que deu certo. Instalado há cerca de seis meses no conselho, ele organizou o atendimento de unidades como recepção, financeiro e fiscalização. Ele também gera relatórios detalhados para os gestores dos departamentos. Por ser um software livre, o SGA representa uma economia de R$ 15 mil ao Coren-DF – valor para adquirir um software pago.
Outra inovação implantada recentemente foi o novo sistema de emissão de carteirinhas, que coleta na hora da assinatura, foto e impressão digital do profissional. O processo traz mais segurança na confecção do documento e confiabilidade com relação às informações prestadas.
Mais espaço
A recepção do conselho dobrou de tamanho para dar mais comodidade e atender mais rapidamente os mais de 35 mil profissionais de enfermagem do DF. O departamento de cobrança, criado há menos de dois anos, foi contemplado com sala própria. Antes da mudança, o setor desenvolvia as atividades no corredor do auditório do conselho. Para a coordenadora do departamento, Alexandra Resende, o novo espaço é uma conquista e um sonho realizado. “Vai beneficiar o andamento da dívida ativa”, completou.
Leia mais:
Nova sede do Coren-DF será inaugurada em 26 de fevereiro
Convênio entre Cofen e Coren-DF dá início à reforma da nova sede