Responsáveis técnicos esclarecem dúvidas sobre atividades do Coren-DF

Cerca de 60 responsáveis técnicos (RTs) atenderam à convocação para comparecer a uma reunião com o presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF), Wellington Antônio da Silva, nesta terça-feira, 10 de dezembro, no auditório da Faculdade Senac, na 903 Sul.

Um dos tópicos da pauta do encontro era a fiscalização noturna. “O Coren-DF não vai aceitar um enfermeiro para administrar três andares de um hospital”, advertiu Wellington Antônio. Um grupo de conselheiros, junto com o presidente, vai visitar as unidades hospitalares da rede pública e privada a partir das 19h da próxima semana. Se a entrada dos conselheiros do Coren-DF for impedida, a Polícia Federal será acionada.

Os responsáveis técnicos também foram informados sobre os cursos oferecidos gratuitamente pelo Conselho. Wellington Antônio demonstrou preocupação com a baixa procura pelos hospitais, principalmente em vista do erros que poderiam ser evitados. “Eu não acredito na enfermagem sem capacitação”, completou.

Há 35 cursos disponíveis, como o de administração de medicamentos. A unidade interessada precisa apenas dispor de espaço (sala de aula ou auditório) ou entrar em contato com a coordenação de cursos e verificar a disponibilidade do auditório do Conselho.

Eleições

Wellington Antônio informou na reunião que as próximas eleições do Conselho acontecerão em 13 de setembro de 2014 (sábado). O primeiro edital deve ser divulgado em janeiro; já as inscrições de chapas serão em março de 2014.

Como não haverá votação eletrônica, o presidente pediu sugestões sobre como e onde distribuir as urnas pelas regiões administrativas, para que o processo ocorra de maneira tranquila. “Os inadimplentes não votarão”, lembrou.

Paralisação e denúncias

Os responsáveis técnicos da rede pública se mostraram preocupados com a paralisação prevista para quarta-feira, 11 de dezembro. O presidente do Coren-DF e o gerente de enfermagem da Secretaria de Saúde (SES), Márcio da Mata, esclareceram as dúvidas sobre prestação de serviços, classificação de risco e sala de vacinas.

Wellington Antônio destacou que o Conselheiro 24 Horas está a postos para responder dúvidas e também receber denúncias. Ao testar o número, o conselheiro Adriano Araújo, responsável pelo número, comunicou o presidente que havia recebido mais uma denúncia sobre plantão em homecare que já durava 72 horas.

Além do Conselheiro 24 Horas, as denúncias podem ser feitas à equipe de fiscalização do Coren-DF. Casos de hospitais sem enfermeiro no período noturno e chefias desrespeitando o direito de greve dos profissionais também podem ser denunciados.