Ministério da Saúde lança edital do Provab 2 para enfermeiros

ATUALIZAÇÃO (8/11, às 16h39) para acréscimo de informações e do link do edital.

O Ministério da Saúde lançou o edital 59 chamando enfermeiros e dentistas para se candidatarem ao Programa de Valorização da Atenção Básica (Provab 2), com início em março de 2014. O objetivo do programa é melhorar a formação desses profissionais no Brasil, fazendo com que eles conheçam a real necessidade da população brasileira.

São mil vagas para enfermeiros, para atuarem no Programa Saúde na Escola, em capitais e cidades da região metropolitana com mais de 100 mil habitantes. Na fase de escolha do município, o profissional poderá escolher duas localidades. O período de inscrição será de 13 a 31 de dezembro de 2013 pelo site http://provab2013.saude.gov.br.

Podem participar do programa os enfermeiros que se graduaram até a data de publicação do edital (6 de novembro de 2013) e com registro profissional no conselho de classe. Segundo o Ministério da Saúde, não poderão participar do Provab 2 os enfermeiros que cursaram o curso de especialização em atenção básica previsto no Edital 7/SGTES, de 26 de abril de 2012.

Os critérios de classificação são: candidatos que cursaram a graduação preferencialmente no próprio estado onde pretendem se candidatar; maior média final obtida no final do curso superior; menor tempo de formado; ordem de inscrição no Provab, ou seja, os primeiros inscritos terão prioridade na seleção; e preferência pelos candidatos com maior idade.

Os enfermeiros e dentistas participantes do Provab 2 receberão bolsa no valor de R$ 2.967,26, paga pelo Ministério da Saúde. Todos os profissionais farão curso de especialização em Atenção Básica, oferecido pela Universidade Aberta para o SUS (Unasus).O curso terá duração de 12 meses, de março de 2014 a fevereiro de 2015.

Clique aqui para acessar o edital (páginas 176 a 179 do DOU de 7 de novembro de 2013).

Com informações do Conselho Federal de Enfermagem.