O Plenário do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) ajuizou uma ação civil pública contra a Rede Globo em virtude de cenas da novela Amor à vida, retratando pejorativamente os profissionais de enfermagem. A decisão plenária considerou como a trama da novela das 20h vem tratando a imagem da profissão e concluiu que as personagens não condizem com a verdadeira missão e valores da enfermagem.
Desde o início do folhetim, o Cofen procurou a emissora por outras maneiras com o intuito de esclarecer o desenrolar da história e evitar cenas que promovessem a enfermagem como uma profissão subalterna e de baixo nível educacional. “Nossa maior preocupação é que a enfermagem não tenha uma imagem distorcida pela sociedade. Representamos mais de 1,8 milhão de profissionais que, diariamente, zelam pela saúde e pelo cuidado com seus pacientes. O Cofen entende que a novela é uma obra ficcional, porém isso não permite que se distorça e denigra os profissionais de enfermagem”, opina a conselheira federal Irene Ferreira.
O Plenário do Conselho Federal afirma que acompanhará todas as situações que exponham os profissionais de enfermagem em cenas constrangedoras ou conflituosas, cobrando sempre o devido respeito que a profissão merece.
Com informações do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).