Marcha pela manutenção dos vetos ao Ato Médico pressiona Congresso Nacional

Mais de 500 profissionais e estudantes da área da saúde de diversos estados realizaram mobilização nesta terça-feira, 6 de agosto, na Esplanada dos Ministérios, cobrando a manutenção dos vetos à Lei 12.842/2013, conhecida como Ato Médico, que regulamenta o exercício da medicina. A manifestação teve início às 8h, com concentração em frente à Biblioteca Nacional,  e às 11h deu-se início à caminhada até o Congresso Nacional.

Ocupando duas faixas do Eixo Monumental, os manifestantes seguiam proferindo palavras de repúdio ao Ato Médico e empunhavam cartazes demonstrando a importância dos vetos e o risco para os profissionais e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), que podem ser prejudicados caso não ocorra a manutenção dos vetos.

Durante a manifestação, foi lembrado que a deliberação dos vetos está prevista para acontecer no dia 20 de agosto, como já informado anteriormente pelo presidente do Senado Federal, Renan Calheiros.

Participaram da passeata profissionais e estudantes de Enfermagem, Psicologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, além de representantes sindicais e integrantes do Conselho Nacional de Saúde. Compareceram grupos vindos de Rio de Janeiro, São Paulo, Paraíba, Bahia, Minas Gerais, entre outros estados.