O que procura?

Encontre serviços e informações

Profissionais da saúde protestam contra Ato Médico

Na próxima quinta-feira, 4 de julho, ocorrerá uma marcha pedindo o veto da presidente Dilma Rousseff contra o Projeto de Lei (PL) 268/2002, conhecido como Ato Médico, que regulamenta o exercício da medicina. A concentração será a partir das 15h no Museu da República e, às 17h, os manifestantes farão uma passeata até a Esplanada dos Ministérios. Participarão da manifestação o Conselho Federal de Enfermagem, o Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal e a Associação Brasileira de Enfermagem do Distrito Federal.

Ao todo, 14 setores da área da saúde integram o movimento contra o PL 268/02. O ponto mais polêmico do Ato Médico, que causa a indignação de estudantes e profissionais de diversas categorias, é o inciso I do artigo 4º, que estabelece a prática privativa de médicos de atos que já vêm sendo praticados por outras profissões.

A sanção ou veto presidencial deve ocorrer até 12 de julho. Enquanto isso, coordenadores, estudantes, professores, profissionais de diversas áreas querem alcançar a maior mobilização possível para que cause efeito na decisão. Além do veto ao Ato Médico, os manifestantes também lutarão por 10% do Orçamento para a saúde, acesso à saúde integral e multiprofissional e condições adequadas de trabalho.

 

Com informações do Conselho Federal de Psicologia e da Agência Brasil.