Na madrugada deste domingo (27), a Força Aérea Brasileira (FAB) convocou uma equipe multidisciplinar para auxiliar no atendimento às vítimas do incêndio na boate “Kiss”, no município de Santa Maria (RS), que resultou em mais de 230 mortes e figura como o segundo maior incêndio da história brasileira. A equipe é composta por Cirurgiões Plásticos, Médicos Intensivistas e Enfermeiros especializados em Tratamento de Queimados provenientes do Hospital da Força Aérea do Galeão (RJ) e de Canoas (RS). A mobilização das equipes ocorreu por determinação da Presidenta Dilma Rousseff.
De acordo com o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, “é comum que as famílias, em situações como essa, necessitem de suporte psicológico e atendimento médico. Foram montadas 20 equipes de atendimento para atender essas pessoas”.
Os profissionais de enfermagem selecionados pela FAB possuem ampla experiência em desastres, tendo atuado também nas enchentes de Santa Catarina e Rio de Janeiro, e nos terremotos do Chile e do Haiti.
Tratamento de Queimados
A prestação de cuidados de enfermagem a um doente queimado é uma parte integrante na sua recuperação. Cabe ao enfermeiro fornecer o apoio tanto à parte física do doente como também à parte psicológica e emocional, não se limitando à assistência tecnicista, mas por meio de uma abordagem multidimensional. Assim, o cuidado do enfermeiro não se limita apenas ao indivíduo, mas também à sua família, na tentativa de lhes preservar a vida.
Fonte: Cofen/MS