Saúde se prepara para garantir saúde do torcedor durante a Copa

Brasília está se preparando para garantir a saúde dos turistas durante os jogos da Copa do Mundo de Futebol de 2014. Junto com as outras 11 cidades-sede, o Distrito Federal integra a Câmara Temática de Saúde, criada pelo Ministério da Saúde para debater, elaborar planos e preparar campanhas preventivas de possíveis surtos e epidemias em municípios que receberão os jogos. Outra questão importante é o monitoramento nas regiões turísticas e a organização da rede assistencial pública e privada para atender as demandas durante o evento mundial.

A Secretaria de Saúde criou uma equipe especial para elaborar o Plano de Eventos de Massa do Distrito Federal, com representantes das subsecretarias de Atenção à Saúde e de Vigilância à Saúde. A tarefa do grupo é propor planos de assistência pré-hospitalar e hospitalar, além de estratégias de vigilância epidemiológica e sanitária para prevenir surtos e epidemias e preparar respostas imediatas às emergências durante a Copa 2014. As ações não têm o objetivo de criar investimento específico para a Copa, mas avançar no processo de organização do Sistema Único de Saúde (SUS).

O plano pré-hospitalar já está praticamente concluído e inclui o mapeamento dos serviços de urgência existentes na capital federal, com a identificação das unidades de referencia para o atendimento aos turistas. Também está prevista a realização de cursos de capacitação dos profissionais que atuam na assistência pré-hospitalar e hospitalar da rede urgência e emergência e da vigilância à saúde. Já o plano hospitalar deve ficar pronto até dezembro.

“Precisamos qualificar as portas de entradas para funcionar em rede, com ênfase na classificação de risco”, afirma a diretora de Urgência e Emergência da SES, Marinice Cabral Moraes. Segundo ela, o plano está focado na organização do fluxo de atendimento. Para tanto, será criada uma nova central de regulação de urgência na SES a partir de agosto. Atualmente, essa regulação é feita pelo Serviço de Atendimento de Urgência (Samu).

UPAS
A abertura de 12 novas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) em várias localidades do Distrito Federal dará um importante reforço à assistência de urgências e emergências durante o evento esportivo. Em agosto e setembro, devem ser inauguradas as unidades de São Sebastião e do Núcleo Bandeirante. Também estão previstas a instalação de Upas no início da Asa Norte (próximo ao Estádio Nacional), em Sobradinho, Gama, Taguatinga, duas em Ceilândia, Planaltina, Itapoã, Setor de Indústrias e Brazlândia. A licitação para as próximas seis unidades deve ser finalizada em um mês.

Centro de trauma do HBDF
Outra boa notícia é o anuncio da construção de uma nova unidade de tratamento de vítimas de traumas no Hospital de Base. Segundo o secretario de Saúde, Rafael Barbosa, o centro terá 150 leitos comuns e outros 50 de terapia intensiva, e a gestão deverá ser por meio de parceria público-privada (PPP).
O novo serviço assumirá os atendimentos de neurocirurgia e trauma ortopédico, realizados atualmente no HBDF. “A unidade é uma necessidade para a Copa do Mundo de 2014. O Hospital de Base é o único da cidade que atende traumas e não está mais dando conta”, afirmou o Secretário de Saúde.
O edital para a PPP de construção do edifício será lançada até julho e as obras devem durar 24 meses. O custo, conforme avaliação do secretário de Saúde, ficará em torno de R$ 150 milhões com recursos da iniciativa privada. O valor definitivo só será conhecido após a realização do processo de licitação. “O GDF pagará o financiamento num prazo entre 15 e 20 anos”, afirmou Barbosa.
De acordo com o secretário, a nova unidade vai contar com profissionais que já trabalham no Hospital de Base e com médicos da empresa que participará da administração do serviço. “A PPP nos permite mais facilidades, como o financiamento da construção”, informou Barbosa.

A Secretaria de Saúde pretende ainda trazer para a Copa uma unidade móvel para atendimento de urgências. O veículo, especialmente equipado, ficará estacionado nas proximidades do Estádio Nacional e fará o primeiro atendimento aos casos envolvendo torcedores que comparecerem aos jogos.

Fonte: SES-DF