Nova base de atendimento do Samu em Taguatinga

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Distrito Federal – Samu 192/DF – juntamente com a Administração Regional de Taguatinga, inaugura nesta sexta-feira (20), a nova base do Núcleo de Atendimento Pré-Hospitalar na cidade. A nova estrutura fica na QNG 08, Área Especial 19 e irá substituir o antigo local, que não tinha mais condições de abrigar equipamentos, viaturas e profissionais.

O novo local irá melhorar as con dições de trabalho dos servidores do Núcleo, pois facilita a acessibilidade às principais vias da cidade e qualquer tempo ganho é fundamental na recuperação de um acidentado. A parceria entre a Administração e o Samu visando salvar vidas não é novidade. A base do Grupo de Motociclistas de Atendimento à Urgências – GMAU (motolâncias), no Taguaparque, é disponibilizada pela Administração ao Samu.
O Núcleo de Taguatinga do Samutambém é responsável pelas cidades de Águas Claras, Arniqueira e Vicente Pires. Para atender a essas localidades, estão à disposição da população três ambulâncias básicas, uma avançada tipo UTI, um veículo de Intervenção Rápida e duas motolâncias. Médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores totalizam um quadro de 65 profissionais, que atuam salvando vidas diariamente na região.
A cidade de Taguatinga é responsável por cerca de três mil atendimentos mensais do Samu, o que corresponde a 14% do total. O número coloca a cidade em segundo lugar no ranking de atendimentos realizados, ficando atrás somente de Ceilândia, que tem um percentual de 19% dos casos, em média.
O Samu do Distrito Federal é divido em sete núcleos: Taguatinga, Ceilândia, Brasília, Sobradinho, Gama, Samambaia e Guará. Para atender a sociedade são disponibilizados dois núcleos de Aeromédicos (CBMDF e PRF), Centros Especializados no Hospital de Base, Hospital Regional do Guará e Hospital Regional de Ceilândia. Os serviços de motolâncias e bikelâncias também auxiliam no Atendimento Pré-Hospitalar prestado pelo Samu 192-DF.

Fonte: SES-DF