No primeiro dia da 14ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, sábado (5), a Secretaria de Saúde do DF imunizou 41.848 pessoas, o que representa 16% do público alvo que é de 258.020, 80% da população. A Secretaria montou 142 postos de vacinação que funcionaram das 8h às 17h, em todas as regiões administrativas. A campanha continua nas salas de vacinação da rede pública, das 8h às 11h30 e de 13h30 às 17h, de segunda a sexta-feira até 25 de maio. O objetivo é reduzir a mortalidade, complicações e internações decorrentes das infecções pelo vírus da influenza.
A abertura oficial da campanha no Distrito Federal foi no Centro de Saúde 1 do Guará, que fica ao lado do Hospital Regional, e contou com a participação do secretário de Saúde Rafael de Aguiar Barbosa, que também foi vacinado. De acordo com ele, esta é mais uma estratégia de promoção da qualidade de vida para a população brasiliense. Rafael reforçou a importância da vacinação como mecanismo de prevenção. “Principalmente as gestantes devem se vacinar”, alertou o secretário, lembrando de casos recentes em todo o país.
Fazem parte do público alvo crianças de seis meses a dois anos de idade, gestantes, trabalhadores de saúde e pessoas a partir de 60 anos. Deverão ser vacinadas 52.716 crianças, 26.358 gestantes, 158 mil idosos, além de 28.855 trabalhadores da saúde. Serão distribuídas 350 mil doses de vacinas contra Influenza para toda rede pública de saúde. A vacinação nos asilos e instituições de idosos será realizada por servidores das regionais, seguindo calendários específicos. O agendamento deve ser feito por meio do Disque Saúde: 160.
De acordo com a diretora de Vigilância Epidemiológica da SES/DF, Sônia Geraldes, a campanha anual de vacinação contribuiu ao longo dos anos para a prevenção da gripe nos grupos imunizados, além de apresentar impacto de redução das internações hospitalares, mortalidade evitável e gastos com medicamentos para tratamento de infecções secundárias. As infecções respiratórias agudas constituem um conjunto de doenças frequentes e tem maior incidência na população com mais de 60 anos e crianças, sendo o vírus da influenza um dos principais agentes etiológicos destas doenças.
A atenção dos técnicos da Vigilância está voltada este ano para o grupo formado por gestantes. “Queremos alertar as mulheres gravidas para a importância de se imunizar, pois em 2011 vacinamos apenas 51% do público alvo”, ressalta Sônia Geraldes. Segundo ela, a vacina é segura tanto para a mãe como para o bebê.
Durante a campanha nacional de vacinação contra a gripe será aplicada a vacina trivalente, inativada (“morta”), cultivada em ovos embrionados de galinha, com a seguinte composição: vírus influenza A (H1N1), vírus influenza A (H3N2), vírus influenza B.
Fonte: SES-DF