O que procura?

Encontre serviços e informações

Saúde entrega obras no Gama

 gdf2

O Governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, inaugurou na manhã desta sexta-feira (27), a nova Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e a recuperação da área do Núcleo de Hematologia e Hemoterapia do Hospital Regional do Gama. Acompanhado pelo Secretário Adjunto de Saúde, Elias Fernando Miziara, do Coordenador Geral de Saúde do Gama, Robson Umbelino Brito e várias outas autoridades, o Governador percorreu a UTI adulta e visitou o espaço onde será implantada a UTI neonatal.

Agnelo Queiroz considerou que a área possui um padrão de excelência e profissionais altamente qualificados, “O governo não tem medido esforços para suprir as unidades de saúde com leitos em UTI. Está unidade atenderá com qualidade os pacientes que necessitarem de internação”, ressaltou.

Para o Coordenador Geral de Saúde do Gama, Robson Umbelino Brito, a UTI e o Núcleo de Hematologia são serviços importantes e, com as novas estruturas, a população terá uma assistência humanizada e de alto padrão em saúde, destacou.

A nova UTI adulta foi ampliada e conta com 20 leitos com suporte para hemodiálise (sendo que dois leitos são para isolamento), sala de acolhimento para  atendimento humanizado às famílias, dois banheiros  com estrutura para portadores de necessidades especiais, dois postos de Enfermagem, dois vestiários , sala de repouso para  os profissionais de saúde, rouparia, expurgo, DML, sala para guarda de monitores, respiradores e bombas de infusão.

As obras de ampliação da unidade começaram em junho de 2010 e a estrutura física foi criada para comportar também a UTI Neonatal. O serviço será implantado após a finalização da aquisição de equipamentos e contratação de recursos humanos. O valor total da obra foi de R$ 5,788 milhões. A área total construída para unidade da UTI adulta foi de 742,47 metros quadrados e da UTI neonatal de 372,12 metros quadrados. 

Segundo a médica intensivista, Lícia Zanol, chefe da UTI, a duplicação de leitos na especialidade  possibilita um atendimento mais humanizado e de qualidade aos pacientes graves. A nova UTI conta com 17 médicos intensivistas, 18 enfermeiros, seis fisioterapeutas e 44 auxiliares de enfermagem.

A central de regulação é responsável em monitorar as vagas existentes na rede e agilizar a transferência dos casos de alta complexidade para os hospitais da SES e conveniados.
Hematologia e Hemoterapia

Durante 90 dias o núcleo de Hematologia e Hemoterapia do Hospital Regional do Gama (HRG) passou por ampla recuperação na área física que recebeu pintura geral, troca do sistema de ventilação, hidráulico, elétrico e do piso. O espaço foi redimensionado e conta agora com dois consultórios, uma sala de procedimentos, um laboratório de imunohematologia, uma sala para atendimento para transfusão e ferroterapia venosa, recepção e banheiro para portadores de necessidades especiais. A área foi recuperada de acordo com o contrato de manutenção predial do HRG e teve um custo de R$ 178 mil.

Para a hematologista, Nilza Maria Souza, chefe do setor, os servidores da unidade terão melhores condições de trabalho, “O local está adequado para que os profissionais possam atender os usuários com qualidade. A localização também permite agilizar a assistência em setores importantes como a Unidade de Terapia Intensiva, centro cirúrgico e pronto socorro de cirurgia geral”, disse.

A equipe do setor é composta por dois hematologistas, um biólogo, cinco técnicos em hematologia, sete auxiliares, dois técnicos administrativos e dois agentes de serviços gerais.

Dados de atendimento de 2011
Consultas: 1.808
Exames: 3.741
Transfusões sanguíneas: 10.037
 

Eliane Simeão SES/DF

Fonte: www.saude.df.gov.br