O Distrito Federal foi reconhecido por ser a única unidade da Federação no mundo autossuficiente em estoque de leite materno. O Ministério da Saúde prestou homenagem ao governador Dr. Agnelo Queiroz pela arrecadação e ampla cobertura dos bancos de leite nos hospitais da rede pública local, além do trabalho de coleta realizado pelo Corpo de Bombeiros do DF. A solenidade foi uma forma de lembrar o Dia Nacional de Doação de Leite Humano, celebrado em 1° de outubro. Entidades e voluntários que atuam em prol do aleitamento em todo o país foram citados.
O secretário adjunto de Saúde, Dr. Fernando Elias Miziara, representou o governador e recebeu uma placa de homenagem. Ele lembrou que o programa de aleitamento materno na capital do país existe desde 1980. O secretário de estado de Saúde do DF, Dr. Rafael Barbosa, afirmou que a homenagem é motivo de orgulho para Brasília. “Para a gente, é uma satisfação ter um programa que é referência no mundo. Todos os nossos hospitais que têm maternidade possuem banco de leite”, destacou.
Barbosa frisou que é fundamental manter o nível do programa daqui para a frente. “Estamos em um esforço a mais para conservar essa estrutura. O que estamos fazendo é modernização de alguns bancos de leite cujas instalações estão precárias”, disse.
Todos os anos, o Dia de Doação de Leite é lembrado pelo Ministério da Saúde por meio de campanhas, com o apoio de artistas que estão em fase de amamentação. Este ano, a madrinha da campanha é a apresentadora Luciana Gimenez.
A política de manutenção de bancos de leite é bem-sucedida no Brasil. Isso levou a Organização Mundial da Saúde a reconhecer o trabalho desenvolvido e apontar o país como modelo para outros. Por meio de parcerias, o programa nacional de aleitamento foi levado para todos os países da América do Sul, além de Haiti, Angola, Cabo Verde, Moçambique, Espanha e Portugal.
Fonte: Correio Braziliense