Uma pesquisa realizada pela Comissão Business Intelligence (BI) do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), em parceria com os Conselhos Regionais de Enfermagem, mostra os principais dados sobre o quantitativo dos profissionais da Enfermagem do país.
O objetivo da pesquisa é contribuir com a melhoria dos processos decisórios, tanto no Cofen quanto nos Conselhos Regionais. Os dados da pesquisa revelam um cadastro de 1.449.583 profissionais em todo o país. Desse total, 19,81% são Enfermeiros; 43,18% Técnicos de Enfermagem e 36,8% são Auxiliares. A pesquisa ainda mostra que, no Brasil, há 106 parteiras cadastradas, o que representa 0,01% do total de profissionais.
Fizeram parte da Comissão de Business Intelligence o Conselheiro Federal, Dr. Gelson Luiz de Albuquerque (coordenador), o chefe do Departamento de Tecnologia da Informação, Dr. Marcelo Felipe Moreira Persegona e, como membro, Sr. Neyson Pinheiro Freire.
Para o chefe do Departamento de Tecnologia da Informação, Dr. Marcelo Persegona, a importância da compilação desses dados se revela na distribuição dos profissionais dentro das categorias de Enfermagem. “A pesquisa contribui com a formulação de políticas públicas voltadas aos profissionais de Enfermagem, colaborando ainda com a redução de riscos nas decisões e a otimização de custos na realização de projetos e programas do Sistema Cofen-Conselhos Regionais”, ressalta.
As técnicas de Business Intelligence (BI) e da prospecção utilizadas pela Comissão para a elaboração da pesquisa permitiram a criação de cenários, segmentação de dados para análise e cruzamento de base de dados de diferentes tipos e fontes.
Os resultados da análise dos dados obtidos por meio da pesquisa são apresentados em quatro formatos; textos descritivos, tabelas, gráficos e cartogramas, além de especificar os dados em três dimensões espaciais, sendo elas, Brasil, macrorregiões e estados brasileiros.
Clique aqui e veja a pesquisa na íntegra
*Fonte: Ascom Cofen