Conselho reúne RT’s para debater assuntos de destaque para a Enfermagem

No dia 1º setembro, o Coren-DF realizou no auditório da autarquia, a segunda reunião de Responsáveis Técnicos (RT’s) de 2011. O objetivo do encontro foi reunir gerentes de Enfermagem de hospitais públicos e privados para discutir assuntos técnicos e relevantes para o fortalecimento da categoria, conforme planejamento anual de 2011 da autarquia aprovado pelo Plenário em 2010; e também para atender solicitação dos RT’s que participaram da reunião ocorrida em março deste ano.

{pgslideshow id=340|width=400|height=300|delay=3000|image=L}

A presidente do Coren-DF, Dra. Eloiza Sales Correia, iniciou a reunião falando sobre a importância dos RT’s para a atuação coerente da Enfermagem. “Enquanto Conselho, contamos muito com o trabalho de vocês para fazermos da Enfermagem do DF uma categoria qualificada e valorizada”, ressaltou. Após a abertura, os participantes assistiram trechos do filme “O Gladiador”, que ressalta em sua mensagem valores pessoais e profissionais como força, trabalho em equipe, ética, amizade, liderança, determinação, respeito, entre outros.

A pauta da reunião abordou a Resolução Cofen nº 375/2011 e 379/2011, que dispõe sobre a presença de Enfermeiro no atendimento pré-hospitalar e inter-hospitalar, em situações de risco; a Resolução Cofen nº 371/2010, que dispõe sobre a participação de Enfermeiros na supervisão de estágio de estudantes; a Decisão Coren-DF nº 144/2009, que dispõe de critérios para anotação de Responsabilidade Técnica nas instituições onde são desenvolvidas atividades de Enfermagem e o Parecer Coren-DF nº 012/2011, sobre a supervisão feita por Enfermeiros em mais de um setor pela ausência de profissionais habilitados.

A presidente do Sindicato dos Enfermeiros do DF, Dra. Fátima Lemes, prestigiou a atividade e falou sobre a harmonia entre o Coren-DF e o Sindicato. “Defendo sim a união entre as entidades de classe para o fortalecimento da categoria. Hoje, o Sindicato tem uma relação muito boa com as demais entidades e o Coren-DF é uma delas”, finalizou. “Agradeço o convite feito pelo Regional para participar deste encontro e aproveito para parabenizar a atual diretoria pelo trabalho, compromisso e responsabilidade com os profissionais Enfermagem do DF”, afirmou.

Outros assuntos de mesma relevância também foram discutidos, entre eles, a estatística e análise do Coren Personalizado, com o quantitativo de atendimentos e o total de negociações realizadas nos últimos meses durante o período em que o projeto esteve em diversas instituições de saúde do DF. Além dele, o Coren 24 Horas implantado no site do Coren-DF, a parceria entre o Coren-DF, a DIVISA e o MPDFT; os cursos ministrados pelo Regional, a implantação das Comissões de Ética nos hospitais do DF e a residência em Enfermagem foram ainda outros temas presentes.

Todos os participantes receberam pastas do 14º CBCENF, que foram doadas pelo Cofen; e ganharam ainda materiais de apoio, ou seja, todas as Resoluções, Decisões e Pareceres discutidos. Vale ressaltar que, os profissionais interessados em aprofundar seus conhecimentos, devem acessar o site do Coren-DF onde estão disponíveis todas as informações úteis para a Enfermagem, inclusive, todos os detalhamentos sobre os assuntos citados acima.