O Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF) passou por inúmeras dificuldades de ordem administrativa e financeira em sua história recente, o que levou o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) a decretar intervenção no Coren-DF no início do ano de 2008. Encontramos o Conselho afogado em dívidas e desorganização.
A gestão que foi instalada a partir de então iniciou um processo de regularização e apuração de responsabilidades buscando a normalidade institucional, como solicitado pelo Cofen.
Com a realização das eleições e posse do atual plenário, no final de 2008, a recuperação administrativa por meio do estabelecimento de normas e rotinas de gestão e respeito à legislação vigente, combinando com um profundo respeito na gestão do erário, organizou a casa e possibilitou não apenas a normalidade administrativa e política. Reconquistou o respeito dos profissionais de enfermagem e recuperou a imagem da autarquia.
A aprovação das contas do exercício de 2009 sem ressalvas é fruto de todo este trabalho desenvolvido ao longo de três anos; pela presidência, diretoria, conselheiros e colaboradores, com muita seriedade e determinação. A administração do Coren-DF está preparada para estes novos tempos no Sistema Cofen/Conselhos Regionais.
Quero parabenizar o time que tem liderado este processo de mudanças, que tem gerado impactos altamente positivos para a consolidação da enfermagem do Distrito Federal.