Coren-DF participa de oficina regional promovida pela Aben-DF, FNE e MORHAN

Nos últimos dias 25 e 26, representantes do Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF) participaram da “Oficina Regional Gestão Participativa e Controle Social – Avanços, Desafios e Perspectivas da Enfermagem na implementação do SUS”. Entre eles, o tesoureiro do Conselho, Edivaldo Paiva Ferreira; uma das enfermeiras fiscais do Regional, Dra. Daniela Rossi Bonacasata; e a enfermeira, Dra. Thaís Maria Alves Pereira, também do Coren-DF.

{pgslideshow id=228|width=400|height=300|delay=3000|image=L}

A ação, realizada por três instituições, entre elas, a Associação Brasileira de Enfermagem seção DF (Aben-DF), a Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) e o Movimento pela reintegração das pessoas atingidas pela Hanseníase (MORHAN), também contou com apoio do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-DF), Ministério da Saúde, Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa, Sindicato dos Enfermeiros, Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF) e Conselho Nacional de Saúde.

Entre os objetivos da oficina estavam avaliar a implementação do SUS e discutir estratégias para seu fortalecimento tendo o trabalho em saúde, a Educação Popular, a Participação Popular, o Controle Social e a Gestão Participativa como referenciais. Além de debater o protagonismo dos profissionais de saúde nos espaços de gestão participativa e controle social.

Outros assuntos discutidos entre os participantes foram a importância da união e do alinhamento entre enfermeiros, técnicos e auxiliares para aperfeiçoamento do serviço prestado e da realidade da categoria, e as maneiras disso acontecer. Também estiveram na pauta da oficina as possíveis formas de melhoria das condições de trabalho dos profissionais que exercem a profissão, o papel de cada instituição representativa e as estratégias de diálogo com os inscritos.

De acordo com Zumira Costa, presidente da Aben-DF, o primeiro passo para a mudança, para o melhor desenvolvimento da enfermagem é a identificação do que realmente incomoda os profissionais atuantes. “Se eu consigo determinar o que incomoda, então, este é o momento de agir proativamente em busca de mudanças”, reforçou em mensagem às pessoas presentes.

Na oportunidade, os interessados participaram de mesa redonda, painéis, debates e mini-oficinas, com temas como “Organização Política da Enfermagem”, “O Papel da Formação na Democratização das Práticas de Enfermagem” e “Política Nacional de Educação Popular em Saúde”.

As atividades da “Oficina Regional Gestão Participativa e Controle Social – Avanços, Desafios e Perspectivas da Enfermagem na implementação do SUS” foram coordenadas pelos facilitadores: Dra. Zulmira Costa, Dra. Francisca Valda da Silva, Dra. Natividade Santana, Dra. Euzira Maria do Espírito Santo, Dr. Osvaldo Bonetti, Dra. Tereza Garcia, Dra. Isabel Silva, Dra. Hosana Passos, Dra. Onã Silva, Dra. Simone Leite Batista e Dra. Silvéria Santos.