Coren-DF e Divisa firmam convênio de cooperação técnica

Com o objetivo de estabelecer cooperação mútua entre o Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal e a Divisão de Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado de Saúde do DF, a presidente do Coren-DF, Dra. Eloiza Sales Correia e o diretor da Vigilância Sanitária/SES-DF, Dr. Gustavo de Lima, assinaram hoje (29), o Termo de Cooperação Técnica entre as instituições.

{pgslideshow id=177|width=400|height=300|delay=3000|image=L}

A parceria pretende potencializar os trabalhos já desenvolvidos pelo Conselho e pela Divisa, no sentido de beneficiar cada vez mais os usuários dos serviços de saúde.Também assinaram o documento a coordenadora da Fiscalização da autarquia, Dra. Marilene Teixeira, e a chefe do Núcleo de Vigilância dos Serviços de Saúde/ SES-DF, Dra. Taís de Aquino.

“Queremos garantir boas condições de trabalho para que o profissional desempenhe sua função da melhor maneira possível, sem risco. O que estamos sentindo atualmente é que muitos destes profissionais carece de conhecimento técnico na área de enfermagem, o que compromete a assistência oferecida. Portanto, através dessa parceria vamos trabalhar para manter o valor e a essência do enfermeiro nas unidades de saúde”, declarou Lima.

Dra. Taís de Aquino, por sua vez, ao classificar como “ótima”a parceria, relembrou a época em que trabalho em campo, na fiscalização da Divisa. “Na época, eu senti falta de enfermeiros em vários setores da saúde. E temos que mudar isso”.

Segundo Dra. Eloiza, a fiscalização exercida pelo Coren-DF interessa como orientação e apoio técnico à Vigilância Sanitária no exercício da sua atribuição institucional de fiscalização do direito de saúde da população. “Agradecemos esta oportunidade de aliar dois trabalhos tão importantes para a manutenção da qualidade da saúde”, disse a presidente, ao reconhecer a importância do convênio. “Com certeza, faremos juntos um excelente trabalho”, garantiu a coordenadora da Fiscalização.

De acordo com o Termo de Cooperação Técnica, caberá ao Coren-DF “prestar orientação e apoio técnico, inclusive por meio de elaboração de inspeções, perícias e fiscalização, visando a apuração de fatos que possam configurar a inadequada prestação de ações e serviços de saúde”.

Já a Divisa ficará responsável por fornecer “subsídios para a realização de ações conjuntas, visando, sempre, a adequação das ações e serviços de saúde e a melhoria no atendimento dos pacientes do Distrito Federal”.