Durante todo o dia de hoje (22), presidentes do Sistema Cofen/ Conselhos Regionais estiveram reunidos na sede do Conselho Federal de Enfermagem, em Brasília, para discutir uma nova resolução de registro e inscrição de profissionais.
De acordo com o presidente do Cofen, Manoel Carlos Neri da Silva, com o crescimento da formação em enfermagem em todo o Brasil é cada vez maior o número de profissionais que chegam ao mercado, o que exige mais agilidade no processo de registro. “Diante desta nova realidade, precisamos criar uma norma que seja mais ágil, para que o profissional de enfermagem esteja habilitado ao exercício da profissão no menor intervalo de tempo possível”, ressaltou Neri.
{pgslideshow id=137|width=500|height=250|delay=3000|image=L} |
Para isso, dentre as inovações oferecidas pelo Conselho Federal está a descentralização do processo de inscrição, registro e cadastro dos profissionais. “Através dessa minuta de resolução, pretendemos descentralizar o processo de forma que os Conselhos Regionais possam exercer o controle do processo de inscrição, registro e cadastro, sob a coordenação do Cofen”, explica o tesoureiro do Cofen, Antonio Marcos Freire Gomes.
Segundo a presidente do Coren do estado do Acre, Lucrécia Batista, esta vai ser uma mudança muito importante para os profissionais da enfermagem. “Hoje nem sempre o prazo de entrega das carteiras é atendido. Com a descentralização, esse processo será muito mais rápido, pois os profissionais sairão dos Conselhos Regionais com a certeza de que em vinte ou 30 dias terão seus registros em mãos. Será um grande avanço para a enfermagem”, avalia.
Com a mesma opinião, a presidente do Coren do Distrito Federal, Eloiza Sales Correia, acredita que o ganho para os profissionais será muito positivo. “Ao sair das universidades e faculdades de enfermagem, o profissional fica ansioso para receber seu registro e efetuar sua inscrição, e isso será facilitado, com agilidade e pela diminuição da burocracia, quando os Corens assumirem o processo. Sem dúvida, é uma ótima inovação em prol da categoria”.