O que procura?

Encontre serviços e informações

Ciclo de palestra marca Semana de Enfermagem do HFA e do ICDF

Dentro das comemorações da Semana de Enfermagem, o Hospital das Forças Armadas (HFA), em parceria com o Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF), realizou evento para homenagear os profissionais da categoria. Em sua 37º edição, a Semana foi marcada por um ciclo de palestras, na manhã de hoje (17), prestigiado pelo Brigadeiro Médico José Maria Lins Calheiros, diretor do HFA; pela Dra. Núbia Vieira Corpo, diretora médica do ICDF; e por Dra. Eloiza Sales Correia, presidente do Coren-DF.

 
 {pgslideshow id=124|width=400|height=300|delay=3000|image=L}

Durante a solenidade de abertura, a importância da categoria e a valorização dos profissionais deram a tônica dos discursos. De acordo com o Dr. Calheiros, a importância da enfermagem com o paciente, no hospital, antecede a importância do médico. “Foi a enfermagem que iniciou o processo de hospitalização. Nós, médicos, atendíamos muito em casa”, relembrou o diretor do HFA. Segundo Dra. Núbia, os resultados da atuação do médico depende do trabalho dos enfermeiros.

A percepção de vocês com relação ao paciente é muito importante para nós. Isso também, claro, com o carinho e a atenção que destinam aos pacientes, é de grande importância para ele e para sua família”, declarou a médica, em reconhecimento ao papel destes profissionais.

Sobre este reconhecimento, tão necessário para o bom desempenho de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, Dra. Eloiza afirmou que é com tal objetivo que o Coren tem pautado suas ações e projetos. “Nosso papel não é só fiscalizar. Temos muito o que acrescentar à enfermagem. Por isso estamos aqui, também, para apoiar e valorizar a categoria, afirmou a presidente.

Ciclo de palestras

O ciclo de palestras foi iniciado com a explanação da gerente de enfermagem do HFA, Marisa Carvalho, sobre o tema “A enfermagem atuando no ciclo da vida”. Ao falar sobre Florence Nightingale, a profissional utilizou como simbologia a lâmpada, que a enfermeira utilizava para melhor visualizar os feridos da guerra, como significado de “luz e esperança” que enfermeiros representam para os pacientes. Por estas e outras razões, a palestrante disse que cabe a cada um dos profissionais lutar pela valorização da enfermagem e primar pela qualidade do cuidado. “Prestar um trabalho de excelência é o que faz a diferença no cuidado com o paciente”.

A segunda palestra da manhã foi proferida pela enfermeira obstetra Clarisse Maciel Lúcio, que discorreu sobre o tema “Enfermagem e o parto normal”. Na oportunidade, a profissional falou da importância do trabalho de enfermeiras para que o parto natural ocorra de forma tranquila, dando segurança suficiente à gestante e prestando-lhe a assistência necessária, desde o pré-natal até o trabalho de parto. Segundo ela, quanto mais informada a gestante for, melhor será sua aceitação para com o procedimento.