Reuniões de RTs encerram-se com os profissionais das escolas e faculdades de enfermagem

O calendário de reuniões com enfermeiros Responsáveis Técnicos do Distrito Federal encerrou-se no último dia 14, com a presença de RTs de escolas e faculdades de enfermagem, PSF e cooperativas. Assim como nos dias anteriores, o momento foi muito proveitoso, uma vez que proporcionou a discussão de temas fundamentais para a categoria e a aproximação desta com o Coren-DF.

Entre os assuntos abordados: a Decisão Coren-DF nº 144/2009, que dispõe sobre a Anotação da Responsabilidade Técnica e define as atribuições e condutas de enfermeiro RT e a Resolução ANVISA nº 07/2010, sobre as condições de funcionamento das Unidades de Terapia Intensivos. Além da oportunidade de conhecer e tirar dúvidas sobre os temas acima, aos profissionais foi apresentado o projeto Coren Personalizado, cujo objetivo é levar às instituições de saúde os serviços prestados pela autarquia e promover palestras acerca do trabalho desenvolvido em prol da enfermagem.

{pgslideshow id=93|width=400|height=300|delay=3000|image=L}

Ao ressaltar a importância da participação em eventos voltados para o aperfeiçoamento da categoria, a presidente do Coren-DF, Dra. Eloiza Sales Correia, também comunicou aos presentes sobre o IV Encontro de Enfermeiros RTs do Distrito Federal, a ser realizado no próximo dia 29 de abril, e sobre a Jornada de Imunização, que ocorrerá no dia 02 de junho, em Brasília (DF).

A política também esteve em pauta na ocasião. Para isso, a presidente convidou o enfermeiro Ivan Rodrigues,. O profissional fez um breve relato sobre sua trajetória, que começou como agente penitenciário e, por precisar dos serviços de saúde no passado, quando percebeu a importância da enfermagem, chegou a enfermeiro. Hoje, atua de forma incisiva na política, orgulhando-se da conquista de várias causas em benefício da comunidade, e será candidato a deputado distrital da Assembleia Legislativa do DF. “Precisamos ter representatividade e nos envolvermos mais com a política”, declarou Rodrigues.

Em concordância com o profissional, Dra. Eloiza ressaltou a necessidade de mais profissionais ocuparem posições importantes na política do Brasil, para fortalecer os interesses e a valorização da categoria perante o Congresso Nacional, como, por exemplo, o projeto de lei das 30 horas semanais, que tem reunido a categoria a enfermagem em grandes mobilizações. A última ocorreu no dia 13 de abril.

Por fim, a reunião encerrou-se com a apresentação das principais ações da Fiscalização do Coren-DF durante o ano de 2009, tais como visita aos tribunais e ministérios que contam com serviço de enfermagem, visita às instituições militares, visitas de inspeção, apuração de denúncias etc.