RTs de Centros de Saúde participam de reunião no Coren-DF

No dia 09 de abril foi a vez dos enfermeiros Responsáveis Técnicos dos Centros de Saúde participarem da reunião voltada para RTs promovida pelo Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal. O momento aconteceu no auditório da instituição e foi uma oportunidade onde todos puderam tirar suas dúvidas e adquirir conhecimentos sobre as novidades da área.

A reunião foi conduzida pela presidente do Coren-DF, Dra. Eloiza Sales Correia, que transmitiu aos presentes informações sobre a Decisão Coren-DF nº144/2009 (dispõe sobre a Anotação de Responsabilidade Técnica e define as atribuições e condutas de Enfermeiro RT); a Semana da Enfermagem/ Museu Anna Nery; a Resolução Anvisa nº 07/2010; PL 2295/00 (30 horas semanais) e o Coren Personalizado (apresentação do calendário de visitas). Além disso, comunicou que o Conselho vem concentrando esforços para firmar parcerias com cursos de especialização, a exemplo do CBPex, de forma forma a oferecer descontos aos profissionais inscritos na autarquia, para que estes possam investir em capacitação.

{pgslideshow id=91|width=400|height=300|delay=3000|image=L}

Sobre as atribuições e condutas do RT, uma das dúvidas levantadas foi a questão do estágio supervisionado: se é obrigatório ou não o acompanhamento do professor. Segundo relatos, algumas faculdades não estão cumprindo com isso. No entanto, o RT tem a liberdade de impedir que isso ocorra na instituição pela qual é responsável, uma vez que o estágio supervisionado é respaldado pela resolução 299/2005 do Conselho Federal de Enfermagem , que limita ainda a quantidade máxima de alunos por professor, de acordo com a área de atividade.

Através de explanação de Alexandra Marques, do setor Financeiro, os RTs tiveram ainda a oportunidade de conhecer detalhes e tirar dúvidas sobre o Refis Enfermagem, programa de parcelamento de dívidas de anuidades criado pelo Cofen e aderido pelo Coren-DF.

Já a assessora especial de Fiscalização, Marilene Teixeira, apresentou as ações desenvolvidas pelo setor durante o ano de 2009, que incluem visitas de inspeção, apuração de denúncias, visita aos tribunais e ministérios que contam com serviço de enfermagem, visita às instituições militares etc.