30 horas: Milhares de profissionais da enfermagem participam de grande mobilização no Congresso Nacional

Cerca de 4 mil profissionais e estudantes da enfermagem brasileira se reuniram durante todo o dia de ontem (13) para mais uma mobilização em prol da aprovação do P.L 2295/00, que institui a redução da jornada de trabalho da categoria para 30 horas semanais. Intitulado Dia Nacional de Luta pelas 30 horas da Enfermagem, o momento organizado pelas entidades representativas da área ocorreu na Câmara dos Deputados, onde os manifestantes cobraram aos parlamentares a votação e aprovação do projeto pelo plenário da Casa.

O período da manhã foi marcado por um grande ato público, em frente ao Congresso Nacional, com a participação das delegações dos estados e de deputados federais que apoiam a redução da jornada. Paralelo a isso, representantes dos Conselhos Regionais de Enfermagem realizaram visitas aos deputados dos seus respectivos estados para falar sobre a importância da jornada de 30 horas para a qualidade da assistência aos usuários da saúde.

{pgslideshow id=90|width=400|height=300|delay=3000|image=L}

Pelo Coren-DF, a presidente Dra. Eloiza Sales Correia, juntamente com assessora especial de fiscalização, Dra. Marilene Teixeira, e a colaboradora Dra.Lucimar Ribeiro, percorreu os gabinetes dos deputados Jofran Frejat (PR-DF), Alberto Fraga (DEM-DF), Augusto Carvalho (PPS-DF), Magela (PT-DF), Laerte Bessa (PSC-DF), Tadeu Filippelli (PMDB-DF), Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), Rodovalho (PSB-DF) e Mauro Nazif (PSB-RO). Jofran Frejat e Augusto Carvalho se colocaram à disposição da categoria no que diz respeito a votar favoravelmente ao PL 2295/00 quando este for a plenário. Este afirmou reconhecer a importância dos profissionais da categoria. “A enfermagem é a alma da saúde”, enfatizou Augusto Carvalho.

Durante a tarde, profissionais e estudantes se dividiram entre o plenário e os corredores da Casa, para acompanhar a sessão e para sensibilizar os deputados que circulavam pelas galerias. Durante a sessão, muitos deputados discursaram em favor das 30 horas, como Rita Camata (PSDB- ES) e Cida Diogo (PT-RJ)

Outra ação importante foi a entrega de um abaixo assinado ao presidente da Câmara, deputado Michel Temer, com 115 mil assinaturas em apoio ao projeto. Este explicou que o PL ainda não foi à votação no plenário porque oito Medidas Provisórias estão obstruindo, visto que elas (MPs), regimentalmente, trancam a pauta por gozarem de primazia. Temer prometeu colocar em votação o PL das 30 horas assim que ela for desobstruída, mas alertou que as Santas Casas e os hospitais vem pressionando contra a aprovação.

Mesmo o projeto não sendo votado ontem, a manifestação foi proveitosa, uma vez que mostrou que a categoria permanece atenta ao seu andamento do mesmo na Casa. “Esta foi mais uma importante mobilização que marcou um novo momento que a enfermagem brasileira vive, de muitas mudanças e lutas em prol da categoria. Sabíamos da possibilidade das 30 horas não serem votadas hoje, por conta das Medidas Provisórias que estão trancando a pauta, no entanto não vamos desistir e continuaremos pressionando, fazendo a nossa parte”, ressaltou a presidente do Coren-DF.

**Com informações do Cofen