Coren-DF se reúne com RTs de clínicas e hospitais privados

Dando continuidade ao calendário de reuniões com os enfermeiros Responsáveis Técnicos do Distrito Federal, o Coren-DF recebeu na manhã de hoje (07), no auditório da sede da autarquia, os profissionais gerentes dos hospitais e clínicas privadas de Brasília.

A exemplo da reunião anterior, os presentes tiveram a oportunidade de discutir e tirar dúvidas sobre a Decisão Coren-DF nº 144/2009, que dispõe sobre a Anotação da Responsabilidade Técnica e define as atribuições e condutas de enfermeiro RT, e sobre a Resolução ANVISA nº 07/2010, sobre as condições de funcionamento das Unidades de Terapia Intensiva.

{pgslideshow id=87|width=400|height=300|delay=3000|image=L}

À frente das explanações, a presidente do Coren-DF, Eloiza Sales Correia, ressaltou a importância de promover momentos como esse. “O Coren existe não só para fiscalizar o exercício da profissão, como também para defender os profissionais e prezar pela saúde da sociedade. Por isso é imprescindível que cada um conheça as responsabilidades e as atribuições de sua função”, disse aos RTs, lembrando-os da realização do IV Encontro de Responsáveis Técnicos, no dia 29 de abril, quando o Coren levará à discussão relevantes temas voltados para este público.

A oportunidade foi ainda marcada pela apresentação do calendário de visitas do projeto Coren Personalizado, que levará às instituições de saúde os serviços prestados pela autarquia, como recadastramento e adesão ao Refis, além de palestras acerca do trabalho desenvolvido em prol da enfermagem. O Refis, cuja finalidade é estimular facilitar a quitação de débito de anuidades através de parcelamento, também foi pauta da ocasião.

A Semana de Enfermagem foi outro assunto abordado por Dra. Eloiza, período que também será marcado pela inauguração do Museu Nacional Anna Nery, uma homenagem à profissão do cuidar. A presidente discorreu ainda sobre os projetos das 30 horas da enfermagem e do piso salarial, para os quais os enfermeiros devem voltar sua atenção e se envolver nas mobilizações realizadas pelas entidades representativas da área.

A reunião foi finalizada com a apresentação das principais atividades desenvolvidas pela Fiscalização do Coren-DF durante o ano de 2009, setor este que recebeu elogios devido ao seu desempenho. “É importante para o gestor de serviço, nas nossas atividades diárias, o acompanhamento da Fiscalização. E essa parceria nós estamos tendo aqui no Coren-DF”, afirmou a enfermeira Maria do Rosário, RT do Prontonorte.

A reunião foi acompanhada pelo tesoureiro, Edivaldo Paiva Ferreira; a assessora da Fiscalização, Dra. Marilene Teixeira; as enfermeiras fiscais, Dra. Adriana Fortaleza, Dra. Daniela Bonacasata, Dra. Gabriela Brasil, Dra. Lorenna Gonzaga, Dra. Mariana Secundo; e a conselheira Deusenice Barcelos Bontempo.

A semana prossegue com reuniões amanhã (08), ainda com hospitais e clínicas privadas, sexta-feira (09) com Centros de Saúde/SES e no próximo dia 14, com os RTs de escolas, faculdades, PSF e cooperativas.