Com o objetivo de discutir importantes temas ligado à profissão e proporcionar maior integração entre o Conselho Regional de Enfermagem e enfermeiros Responsáveis Técnicos do Distrito Federal, o Coren-DF elaborou um calendário de reuniões para contemplar todas as instituições locais. A primeiras delas aconteceu na manhã de ontem (31), no auditório Anna Nery, na sede da autarquia, e voltou-se para os RTs de instituições públicas, federais e militares.
O momento foi conduzido pela presidente da autarquia, Dra. Eloiza Sales Correia. Também participaram o tesoureiro, Edivaldo Paiva Ferreira; a assessora da Fiscalização, Dra. Marilene Teixeira; as enfermeiras fiscais, Dra. Adriana Fortaleza, Dra. Daniela Bonacasata, Dra. Gabriela Brasil, Dra. Lorenna Gonzaga, Dra. Mariana Secundo; e a conselheira Deusenice Barcelos Bontempo.
A reunião teve início com a explanação sobre a Decisão Coren-DF nº 144/2009, que dispõe sobre as atribuições e condutas dos RTs, oportunidade em que todos puderam se manifestar e tirar dúvidas sobre o assunto. Em seguida, os presentes foram informados sobre a Semana de Enfermagem e a inauguração do Museu Nacional de Enfermagem Anna Nery, marcados para os dias 18, 19 e 20 de maio, em Salvador (BA).
{pgslideshow id=84|width=400|height=300|delay=3000|image=L} |
O Coren Personalizado também esteve em pauta, através da apresentação do calendário que contemplará instituições de saúde pública e privada, durante o mês de maio. Outro importante assunto levado à discussão foi a Resolução Anvisa nº 07, de 24 de fevereiro de 2010. Esta dispõe sobre os requisitos mínimos para o funcionamento de Unidades de Terapia Intensiva, onde, de acordo com a mesma, atuação do profissional de enfermagem só será permitida se este possuir especialidade na área.
Ao falar sobre a necessidade de maior reconhecimento da categoria, a presidente do Coren-DF ressaltou a importância do PL 2295/00, que institui a redução da jornada de profissionais da enfermagem para 30 horas semanais, e solicitou a participação maciça do DF na mobilização do dia 13 de abril, na Câmara dos Deputados.
A reunião também foi marcada pela comunicação aos RTs de novidades implantadas pelo Conselho, como o projeto “Coren 24h”. “A iniciativa permitirá ao profissional a impressão da 2ª via de boleto, certidão de nada consta e agendamento de atendimentos, tudo via online, através do site do Coren-DF”, explicou Dra. Eloiza.
Por fim, os presentes foram orientados para adesão do Refis da Enfermagem, programa de parcelamento de dívidas de anuidades, e ainda ficaram por dentro de todas as ações desenvolvidas pelo setor de Fiscalização no período de 2009 a 2010.“Com a atual gestão, temos visto uma nova forma de fazer fiscalização, que nos incentiva a pensar e resolver (os problemas) juntos, e não somente punir”, elogiou Tercília Ximenes, enfermeira Responsável Técnica do Hospital do Paranoá.
A profissional ressaltou a importância de ter um conselho profissional trabalhando em defesa da categoria e investindo no seu desenvolvimento. “O Coren-DF tem nos capacitado para resolver determinados problemas que surgem no nosso cotidiano, e não apenas a trazer esses problemas para cá. Isso é muito importante para o nosso crescimento profissional”, reconheceu a RT.
A atuação do Coren-DF contou ainda com o reconhecimento das enfermeiras Marisa Carvalho e Márcia Manggini, responsáveis técnicas do Hospital das Forças Armadas (HFA) e da Fundação Universitária de Cardiologia. Ambas foram unânimes ao destacar as mudanças empreendidas pela atual gestão, que vem transformando a autarquia em uma verdadeira parceira da categoria.
Calendário de reuniões:
Confira as datas das próximas reuniões com enfermeiros Responsáveis Técnicos, e as respectivas categorias das instituições contempladas.
07/04/2010 – Hospitais/ clínicas privadas
08/04/2010 – Hospitais/ clínicas privadas
09/04/2010 – Centro de Saúde/ SES
14/04/2010 – Escolas/ Faculdades/ PSF/ Cooperativas