Coren-DF realiza Seminário de Saúde Mental no Setembro Amarelo: “Cuidar da mente é cuidar da vida”

Em alusão à campanha do Setembro Amarelo, mês de conscientização e prevenção ao suicídio, o Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF) promoveu, no auditório do Hospital Materno Infantil de Brasília (HMIB), o Seminário de Saúde Mental com o tema “Cuidar da mente é cuidar da vida”. O evento teve como objetivo debater a importância do cuidado com a saúde mental, especialmente entre os profissionais de Enfermagem, que enfrentam uma rotina de trabalho intensa e desafiadora.

A mesa de abertura do seminário contou com a presença do presidente interino do Coren-DF, Alberto César Lopes, do assessor de relações institucionais do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Gilney Guerra, a representante da diretora do HMIB, Sinara de Paula, a gerente de Enfermagem do HMIB, Ávila Monique Ribeiro, a diretora do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem no Distrito Federal (Sindate), Josy Jacob, e o presidente do Clube da Saúde, Marcio da Mata.

Em sua fala, Alberto César Lopes, destacou a relevância da manutenção da saúde mental para os profissionais de saúde:  “Acredito que é um tema que é esquecido na maior parte dos ambientes de trabalho, principalmente para os profissionais de saúde. Nossa profissão nos leva, muitas vezes, a focarmos no cuidado à dor dos outros e acabamos ignorando a nossa própria dor e a de nossos colegas. O Coren-DF está sempre à disposição para acolher e ajudar os profissionais que precisem de apoio a qualquer momento, por meio da nossa Comissão de Saúde de Saúde Mental”.

O evento seguiu com a palestra “Gestão das Emoções, desenvolvendo a alta performance”, ministrada pela coordenadora da Comissão de Saúde Mental do Coren-DF, Valda Fumeiro, e com a palestra “Ansiedade: como reconhecer e o que fazer?”, apresentada pelo psiquiatra André Botelho Capell. Houve ainda momentos de reflexão e depoimentos emocionantes de profissionais de Enfermagem sobre suas experiências com o cuidado da saúde mental.

Sinara de Paula, que representou a diretora do HMIB, Marina Silveira, enfatizou a importância de momentos como esse. “Para nós, do HMIB, é uma alegria imensa sediar um evento tão importante e necessário. O cuidado com a saúde mental é fundamental, especialmente num momento tão desafiador como o que estamos vivendo”.

Ávila Monique Ribeiro, gerente de Enfermagem do HMIB, também ressaltou o impacto das condições de trabalho no adoecimento dos profissionais de Enfermagem. “O grande fator de adoecimento da Enfermagem hoje é o nosso próprio trabalho e as jornadas exaustivas. Precisamos encontrar maneiras de reduzir esse adoecimento e continuar lutando pela nossa saúde mental.”

Marcio da Mata, presidente do Clube da Saúde, destacou a gravidade da situação que afeta os profissionais de saúde. “Sabemos que os profissionais de saúde, especialmente os de Enfermagem, estão entre os mais afetados por problemas mentais decorrentes das pressões no trabalho. Precisamos discutir seriamente sobre isso”.

Valda Fumeiro, coordenadora da Comissão de Saúde Mental do Coren-DF, finalizou com uma importante observação sobre a campanha do Setembro Amarelo. “Esse seminário é uma oportunidade para lembrarmos que a saúde mental deve ser uma prioridade, não apenas em setembro, mas durante todo o ano. Precisamos nos unir para fortalecer esse apoio entre colegas e criar uma cultura de acolhimento e cuidado mútuo”.

Fonte: Ascom/Coren-DFo