O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e o Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF) marcaram presença no 16º Congresso Paraguaio de Enfermagem, realizado em Assunção, Paraguai, nos dias 1, 2 e 3 de agosto. O evento reúne lideranças da Enfermagem, promovendo intercâmbio de conhecimentos e experiências entre diversos países.
Representando o sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem, Elissandro Noronha e Gilney Guerra, apresentaram os projetos e iniciativas que vêm sendo desenvolvidos para fortalecer a Enfermagem no Brasil, e o cenário da Enfermagem brasileira, destacando a dimensão da categoria, que ultrapassa três milhões de profissionais.
Em sua apresentação, Elissandro enfatizou a luta contínua do Sistema Cofen/Conselhos Regionais a favor da aprovação de leis que regulamentem a carga horária semanal de 30 horas, o descanso digno e a aplicação efetiva do piso salarial nacional para a categoria. Ele também abordou o papel crucial da Enfermagem na atenção primária à saúde, destacando a importância dos enfermeiros como educadores, pesquisadores, assistencialistas e líderes de equipe.
“A liderança dos profissionais de Enfermagem é fundamental para garantir a qualificação das equipes e a qualidade na atenção básica”, afirmou Elissandro Noronha durante sua palestra, que ressaltou a necessidade de os enfermeiros assumirem posições de liderança no cuidado com as populações.
Durante o congresso, Gilney Guerra, representando o presidente do Cofen, Manoel Neri, destacou a importância do evento e reforçou o compromisso do Cofen com a valorização da enfermagem:
“A participação no 16º Congresso Paraguaio de Enfermagem é uma excelente oportunidade para fortalecermos os laços com nossos colegas paraguaios e compartilharmos as boas práticas e os desafios que enfrentamos no Brasil. O Cofen está comprometido com a luta por uma Enfermagem mais valorizada, com melhores condições de trabalho e com a promoção de uma educação de qualidade. Acreditamos que a troca de experiências e a cooperação internacional são fundamentais para o avanço da nossa profissão. Seguimos fortemente compromissados com o desenvolvimento contínuo da Enfermagem, buscando sempre a excelência no cuidado e na atenção à saúde.”
A 16ª edição do Congresso Paraguaio de Enfermagem teve como objetivo principal criar um espaço de diálogo e troca de experiências entre profissionais de Enfermagem do Paraguai e do exterior, abordando questões atuais e relevantes para o fortalecimento da categoria. Entre os objetivos específicos do evento estavam a identificação dos desafios no cuidado de Enfermagem e a promoção do intercâmbio de conhecimentos para otimizar a atenção de Enfermagem pediátrica, neonatal e de cuidados intensivos.
Fonte: Ascom/Coren-DF