4º Seminário da Comissão de Saúde da Mulher promove valorização das profissionais de Enfermagem

Nesta quinta-feira (27/6), o Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF) realizou a quarta edição do Seminário da Comissão de Saúde da Mulher, que reuniu profissionais no auditório da LBV. Este ano, o evento teve como tema central “Empreendedorismo, enfermagem e tecnologia como ferramentas de empoderamento feminino”, que aconteceu em formato híbrido, gratuito e com certificação. Para quem não pôde participar ao vivo, o seminário ficará disponível na plataforma CofenPlay.

A mesa de abertura contou com a presença de diversos representantes da Enfermagem, incluindo a coordenadora da Comissão de Saúde da Mulher, Valda Fumeiro, o presidente do Coren-DF, Elissandro Noronha, o tesoureiro Alberto César, Renné Costa (Cofen), Josy Jacob (Sindicato dos Técnicos e Auxiliares de Enfermagem do Distrito Federal), o deputado distrital Jorge Vianna (PSD), Gerusa AmaraL (Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras), Thais Ribeiro Dias, representando a deputada distrital Deyse Amarilio (PSB) e Gabrielle Oliveira (Secretaria de Saúde do DF), representando Lucilene Florêncio.

Durante a abertura, o presidente Elissandro Noronha destacou a importância do evento e do papel da mulher na Enfermagem: “Agradeço a todos que tiraram um tempinho para estar aqui hoje e valorizar o papel da mulher dentro da Enfermagem. Todo dia é dia de valorizar a mulher brasileira e a Enfermagem, composta por mais de 80% de profissionais mulheres. Agradecemos também ao Cofen, que encampa grandes batalhas como práticas na saúde da mulher, como a atuação da Enfermagem na aplicação do DIU, obstetrícia, saúde reprodutiva, estética e tantas outras batalhas. Estamos mostrando a nossa força, e a voz da Enfermagem está sendo ouvida, seguimos fortes na luta”.

Valda Fumeiro, coordenadora da Comissão de Saúde da Mulher, expressou gratidão e destacou as conquistas recentes da categoria: “Estamos comemorando um momento ímpar diante de todas as conquistas recentes da nossa categoria. Nada disso seria possível sem o esforço e a voz de cada um dos profissionais que estiveram conosco nessa luta. Parabéns a todas as profissionais”.

O 4º Seminário da Comissão de Saúde da Mulher do Coren-DF proporcionou um espaço de aprendizado e troca de experiências. Durante todo o dia houveram apresentação de trabalhos científicos, palestras, rodas de conversa, sorteio de brindes e homenagens, fortalecendo o compromisso do Coren-DF com o empoderamento feminino e a valorização das profissionais de Enfermagem.

Trabalhos científicos – O seminário também premiou os melhores trabalhos científicos, destacando-se os eixos temáticos de ensino, formação e regulação. O primeiro lugar foi concedido a Jaqueline Barbosa Costa, com o estudo intitulado “O uso das metodologias ativas nos cursos de formação permanente de profissionais técnicos de Enfermagem do Hospital Regional de Planaltina.”

Em segundo lugar, Bruna Carolina Neves Ferreira foi reconhecida pelo trabalho “O empreendedorismo na perfuração humanizada do lóbulo auricular com colocação de brincos em recém-nascidos.”

O terceiro lugar foi conquistado por Gabriela Sanches, com a pesquisa “Perfil da assistência aos partos realizados por enfermeiras e residentes obstetras em centros obstétricos.” O evento celebrou a excelência acadêmica e a contribuição significativa dessas profissionais para a Enfermagem em saúde da mulher.

Confira o evento completo em cofenplay.com.br

Fonte: Ascom/Coren-DF