Câmara Legislativa retira PL que trata sobre serviços de cardiologia e transplantes de pauta

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) recebeu nesta quarta-feira (24/4)solicitação do governador Ibaneis Rocha (MDB) para a retirada do Projeto de Lei 1.065/2024 de pauta de votações da casa. A propositura tem como objetivo transferir o Instituto de Cardiologia e Transplantes do Distrito Federal (ICTDF) para o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde (IGES).

“O PL que trata da estruturação do serviço de cardiologia e transplantes do DF precisa ter um desdobramento urgente! O ICTDF possui crianças internadas na pediatria, além de adultos que não podem contar com setores especializados. Não pode haver nenhuma chance de interrupção dos atendimentos, esses pacientes correm o perigo de não ter uma base de apoio para o atendimento”, alerta o presidente do Coren-DF, Elissandro Noronha.

Vale lembrar que o ICTDF está sob intervenção da Secretaria de Saúde (SES/DF) desde dezembro do ano passado, após pedido de recuperação judicial apresentado pela Fundação Universitária de Cardiologia (FUC), que, até então, era responsável pela gestão do instituto.

“A grande preocupação do Conselho é em cumprir com a nossa missão de proteger os servidores públicos da saúde, os aprovados que estão aguardando convocação e o serviço público de qualidade ofertado para a população, essa transferência coloca tudo isso em risco”, conclui Elissandro.

Fonte: Ascom – Coren-DF, com informações da Agência CLDF