Coren-DF investe em inovação, digitaliza sistema e implanta o SEI!

Novo sistema integra conselho à administração pública federal e abre nova fronteira de tecnologia.

Buscando otimizar o fluxo e a tramitação dos processos internos, e desenvolver a melhor forma de lidar com toda documentação, o Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF) se tornou o segundo regional a implementar o Sistema Eletrônico de Informações (SEI). O início do uso se deu nesta segunda-feira (27).

O SEI é uma ferramenta de gestão de processos e documentos eletrônicos que visa uma maior eficiência administrativa, permitindo a produção, edição, assinatura e trâmite dos mesmos. O sistema facilita a atuação simultânea de diversas unidades, reduzindo significativamente o tempo de realização das atividades regionais.

No início do mês, as equipes de arquivistas do Cofen/Coren se juntaram para realizar um treinamento para os funcionários, explicando o passo a passo dos principais processos e fluxos existentes no SEI, além de tirar as dúvidas existentes ao longo do processo. Essa unificação da plataforma do Cofen aos Regionais promove uma padronização de processos, facilitando a comunicação e colaboração entre as diferentes instâncias.

Por trás de todo esse trabalho árduo, contamos com a colaboração do coordenador da comissão de implementação do SEI no Cofen, Daniel Menezes, da chefe do Centro de Documentação e Memória do Cofen, Denise Prado, e das arquivistas e administradoras do SEI, Estefanie Estevam, Bruna Leal e Kássia Oliveira, que são os responsáveis por engrenar o sistema e ajudar os demais a se ajustarem.

“Estamos prezando, principalmente, pela segurança dos dados e recursos. Migrando a documentação do físico para o virtual, conseguimos ter mais cautela e um acesso mais rápido, além de diminuir o hábito das impressões”, pontuou o presidente do Coren-DF, Elissandro Noronha.