Nota de esclarecimento sobre concurso da Secretaria de Saúde

O Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF) se manifesta contra o cadastro de reserva para cargos de técnicos de enfermagem e enfermeiros da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF). A quantidade de vagas estabelecida pelo concurso em andamento não corresponde à realidade da rede pública do DF. O deficit de pessoal é cerca de três vezes maior que o número de vagas previsto no cadastro de reserva do certame.

A assistência já está extremamente prejudicada pela falta de pessoal. Além disso, a abertura de novo concurso prorroga ainda mais o prazo para solução do problema e não contempla aqueles profissionais que se dedicaram nos estudos com objetivo de ser aprovados no atual certame.

O Coren-DF tem acompanhado o desgaste físico e mental dos profissionais da Secretaria de Saúde, que trabalham com superlotação das unidades de saúde e, ao mesmo tempo, sem condições dignas de trabalho e enorme deficit de pessoal.

Frente ao exposto, o Coren-DF encaminhará ao Ministério Público do Distrito Federal todos os processos elaborados pelo Departamento de Fiscalização que apontam quadro de pessoal atualmente deficitário, para que juntos possamos pleitear a admissão dos aprovados e, com isso, melhorar a assistência de enfermagem prestada.

WELLINGTON ANTÔNIO DA SILVA

Presidente do Coren-DF