Enfermagem retoma luta pelo piso para vencer

Uma batalha foi perdida, mas a guerra será vencida

Na última semana, a Enfermagem enfrentou a tragédia de uma decisão judicial injusta, desastrada e sem sentido. Ao analisar a constitucionalidade do piso salarial da categoria, o STF ultrapassou os limites de sua atuação e legislou sobre o assunto, desfigurando a legislação. Não poderia fazer isso, mas fez.

Assim, não é possível agir como se nada grave tivesse acontecido. Afinal, o sonho de ver o piso no contracheque de todas e todos os profissionais de Enfermagem já no próximo mês foi, sim, sepultado vivo. Foi necessário viver essa dor, esse luto, que hoje termina.

No lugar da dor, renasce a luta e a esperança, pois perdemos uma batalha, mas temos uma guerra a vencer, com o objetivo de erradicar os salários miseráveis que afetam toda a categoria. Portanto, contamos com todas e todos para continuar trabalhando incansavelmente pela efetivação do piso, principalmente, para quem mais precisa.

Segundo a decisão do STF, entendemos que todos os servidores públicos da União deverão começar a receber o piso imediatamente. Os servidores dos estados, municípios e do DF devem começar a receber o piso na medida dos repasses feitos pelo Governo Federal. Em relação aos profissionais da iniciativa privada e demais setores, temos que continuar lutando, pois o piso ficou condicionado a uma série de fatores.

Importante registrar que o julgamento no STF não terminou. Aconteceu somente o julgamento de mais uma medida cautelar e o mérito do processo ainda vai ser analisado pela Corte.

Diante disso, as entidades representativas da Enfermagem já estão atuando junto às autoridades federais, UNIDAS!, para reverter as condicionantes que desfiguraram o piso da Enfermagem no STF. Não temos dúvidas: VAMOS SUPERAR AS DIFICULDADES E VENCER ESSA LUTA.

Não se desespere e nem perca as esperanças. Ainda existem recursos realmente viáveis que podem nos dar a vitória ao cabo deste processo. Portanto, permaneceremos mobilizados, mais do que nunca, para conseguir fazer valer o piso da Enfermagem para todas e todos os profissionais da categoria.