De acordo com a resolução COFEN nº 593/2018, as Comissões de Ética de Enfermagem (CEE) representam os Corens nas instituições que apresentam serviço de Enfermagem, com função educativa, consultiva, de orientação e vigilância ao exercício ético dos profissionais.
Sendo assim, a Comissão de Ética de Enfermagem do Coren-DF deu início às posses pelo Hospital Anchieta, no dia 24 de março. Além desta, outras quatro instituições foram empossadas, como a CEE da Prime Home Care, do Hospital Santa Helena, da Maternidade Brasília e da UPA do Gama, respectivamente nos dias 12, 16, 22 e 23 de maio.
A cerimônia de posse foi realizada pelo conselheiro do Coren-DF, Paulo Wesley, e pelos colaboradores Edmon Martins, Tarcísio Faria e Graziele Marques. Além dos empossamentos, a CEE do Coren-DF também realizou uma palestra sobre ética profissional na UPA de Sobradinho no dia 2 de junho.
“As CEEs institucionais são um importante elo entre os profissionais de enfermagem da instituição de saúde e o conselho regional, visto que, dessa forma, conseguimos acompanhar e assegurar o exercício ético e disciplinar dos profissionais que ali trabalham”, ressaltou o conselheiro Paulo Wesley.
Vale ressaltar que toda instituição de saúde com mais de 50 profissionais de Enfermagem devem, obrigatoriamente, ter Comissão de Ética da categoria.
“A CEE é a vigilância da profissão, sendo uma das vias mais abertas para receber queixas de infrações e negligências que os profissionais presenciam diariamente. É um dever conjunto da categoria assegurar o bem estar do paciente e de todos que trabalham nas instituições”, pontuou o presidente do Coren-DF, Elissandro Noronha.