Certificação IPÊS do 1º Ciclo do Programa Qualis-APS da Região-Oeste entregou 73 selos de qualidades e 10 menções honrosas

O programa busca qualificar a gestão e os serviços prestados pela Atenção Primária à Saúde (APS) do Distrito Federal.

Nesta última quarta-feira (19), foi realizada a Certificação IPÊS do 1º Ciclo do Programa Qualis- APS da Região Oeste, sediada em Brazlândia, com premiações às unidades e equipes de Estratégia de Saúde da Família pelo seu desempenho, além de menções honrosas aos profissionais que se destacaram pelo seu trabalho junto à APS.

O programa articula ações de avaliação, de capacitação e a certificação de equipes. Para a certificação das equipes no Qualis-APS, foi desenvolvido o selo de qualidade-Ipês, como a árvore símbolo do cerrado e de resistência às adversidades, trazendo um símbolo de todas as intempéries que as equipes tiveram que enfrentar nos últimos anos e, mesmo com o cenário pandêmico, tiveram espaço para mostrar sua potência e florescer.

A classificação foi de 1 a 5 Ipês, sendo a Região Oeste a que mais recebeu os selos no primeiro ciclo do programa. As equipes que ficaram entre 1-4 Ipês também foram reconhecidas em uma cerimônia preparada pela Região Oeste, valorizando o esforço dos profissionais nesse processo avaliativo.

A Organização contou com a participação da Diretoria Regional de Atenção Primária em Saúde, Gerência de Acesso e Qualidade da Atenção Primária em Saúde (GEAQAPS), Gerência de Enfermagem da Atenção Primária em Saúde, Gerências de Serviços Atenção à Saúde de Brazlândia e com apoio do Qualis-APS, na figura de Ruth Sacco. O Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF) foi um dos patrocinadores do evento.

A cerimônia foi de extrema importância para o reconhecimento desses profissionais das Unidades Básicas de Saúde da Região de Saúde Oeste, visto que eles são as peças fundamentais para a atuação na Atenção Primária de Saúde, se empenhando nas necessidades do território e fortalecendo o trabalho em equipe.