Após ação do Coren-DF, HRBz recebe novos enfermeiros

O Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF) teve a honra de ser convidado para a cerimônia de boas-vindas dos novos enfermeiros nomeados para trabalhar no Hospital Regional de Brazlândia (HRBz).

O convite é um gesto de reconhecimento ao trabalho realizado pelo corpo de conselheiros, colaboradores e pela equipe de fiscalização do Coren-DF, que autuaram, denunciaram e mobilizaram a opinião pública para chamar atenção para o déficit de profissionais de Enfermagem que existia na unidade.

Houve um momento marcante neste processo. Ao constatar a ausência de enfermeiro nos setores de clínica médica, berçário e maternidade da instituição, em 18 de agosto de 2021, o Coren-DF chegou a anunciar a interdição ética da instituição, proibindo o exercício profissional sem supervisão adequada.

“A interdição acabou não sendo necessária, pois a partir dali abrimos diálogo com as autoridades competentes. Em fiscalização realizada um mês depois, verificamos que o déficit de enfermeiras e enfermeiras havia sido resolvido e as escalas de trabalho haviam sido regularizadas” destaca o presidente do Coren-DF Elissandro Noronha.

Na época, além de estender a jornada de trabalho de 14 enfermeiras e enfermeiros de 20 para 40 horas semanais, a Secretaria de Saúde anunciou a contratação de mais nove enfermeiros, dois padioleiros e dois técnicos de enfermagem para o HRBz.

“Finalmente, a população de Brazlândia contará com uma equipe de profissionais de Enfermagem sem desfalques, sem improvisos no principal hospital da região. O HRBz agora conta segurança técnica, graças ao trabalho dedicado de pessoas que não desistem”, frisa a colaboradora Josy Jacob, que esteve na cerimônia de boas vindas acompanhada dos conselheiros Flávio Vitorino e Fernando Carlos, com quem dividiu a responsabilidade pelo processo de interdição ética do HRBz.

A brinquedoteca do hospital também foi revitalizada, por meio de uma parceria com a ONG #AmigosdaVida e o Instituto CNP Brasil, que custeou a reforma do espaço kids. As crianças internadas na pediatria contam com recreação enquanto permanecem em tratamento na unidade.