O que procura?

Encontre serviços e informações

Coren-DF apura suspeita de abuso sexual em UPA do Núcleo Bandeirante

O Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF) vai abrir processo ético para apurar a denúncia de que um técnico de enfermagem teria abusado sexualmente de uma paciente na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Núcleo Bandeirante. O conselheiro Paulo Roberto Bezerra foi designado relator do processo. “Vamos apurar possíveis infrações aos artigos 5º, 9º, 19 e 78 do Código de Ética“, avaliou.

O artigo 78, por exemplo, proíbe “utilizar, de forma abusiva, o poder que lhe confere a posição ou cargo, para impor ordens, opiniões, atentar contra o pudor, assediar sexual ou moralmente, inferiorizar pessoas ou dificultar o exercício profissional”.

A gerente de fiscalização do Coren-DF, Daniela Rossi, alerta que, em situações de intimidade, como banhos, aplicação de medicamentos em regiões íntimas e o momento da coleta no exame de papanicolau, o paciente esteja com acompanhante, ou que o profissional de enfermagem faça o procedimento junto a outro.

 

Caso de estupro no Hospital do Paranoá

Em setembro de 2013, outro processo ético foi aberto contra um técnico em enfermagem acusado de estuprar uma paciente de 40 anos submetida a uma cirurgia de apendicite no Hospital do Paranoá. O processo está em fase de instrução, as testemunhas estão sendo ouvidas e em seguida será marcado o interrogatório do acusado, que está preso.

 

Leia mais:

Coren-DF se pronuncia sobre caso de estupro no Hospital do Paranoá